O Neom SC garantiu a subida ao principal escalão do futebol saudita. A equipa que conta com o nosso bem conhecido Alfa Semedo, que partilhou a felicidade pela promoção com o nosso jornal, em conversa com o jornalista Pedro Morais, tem a particularidade de ser o clube da mediática cidade futurista que o governo saudita decidiu construir no meio do deserto e que apenas estará pronta em 2030.

A cidade de Neom é um projeto arrojado dos líderes da Arábia Saudita. A troco de 500 mil milhões de euros, o governo daquele país pretende criar uma cidade futurista, composta por uma linha reta com 170 quilómetros onde não existem carros nem estradas e um intrincado esquema arquitectónico que muitos consideram ser quase fantasioso, tal a dimensão e grandiosidade do projeto. De resto, esta é uma das cidades integradas no plano do Campeonato do Mundo de 2034, que será albergado pelos sauditas.

Por agora, o clube disputa os seus jogos caseiros na cidade de Tabuk, depois de um processo de renovação ao estilo saudita. O clube fundado em 1965, sob a denominação Al Suqoor, nunca chegou ao principal campeonato saudita... até que em 2023 o Governo mudou o nome do clube e transformou-o numa empresa, controlada diretamente pela companhia encarregada de construir a cidade de Neom.

Curiosamente, ou talvez não, com este impulso governamental e financeiro o emblema levou pouco tempo a subir de divisão, numa altura em que o comando técnico está a cargo do treinador brasileiro Péricles Chamusca. Romarinho, antigo jogador do Corinthians, ajudou nesta subida, transferindo-se depois para o Al Rayyan do Qatar.

Para a próxima temporada, já no convívio com os grandes, aguardam-se reforços de peso e mais talento no plantel. De resto, nos últimos dias até se falou da possibilidade... Kevin De Bruyne, um verdadeiro sonho e que Alfa Semedo comentou na conversa com Record.

"Não sei nada ainda sobre a vinda dele. Espero que possa vir. É um dos melhores do mundo na sua posição. Seria muito importante contarmos com um jogador da qualidade dele. Aprecio muito a capacidade dele. Vamos ver", assumiu.