Aleix Espargaró está perto do fim da sua carreira no MotoGP, durante a qual pôde competir com alguns dos melhores pilotos de sempre. Incluindo Valentino Rossi, que para muitos é uma das maiores lendas de sempre.
O piloto da Aprilia disse ao jornal AS que Il Dottore é alguém único na história, mesmo que alguém venha a bater os seus números: ‘O Valentino marcou uma era e nunca vai haver ninguém como ele, nem mesmo se vier um [Pedro] Acosta ou um David Alonso e ganharem 17 títulos. A maneira como o Rossi o fez foi única’.
Rossi retirou-se no fim de 2021, deixando uma legião de adeptos que o acompanharam ao longo de 25 anos e de oito títulos mundiais (seis na categoria rainha). Agora, compete no automobilismo, pela BMW no Mundial de Resistência (WEC).
Ao longo da sua carreira, Espargaró também competiu com outros pilotos de topo, incluindo Marc Márquez que é aquele que merece mais a sua admiração: ‘Parece-me que, se não é o melhor piloto da história, é quase. O que conseguiu, como o conseguiu, e as pedras que teve com a lesão. O que ele fez é incrível’.