O nome de Shane Van Gisbergen já tem peso no espectro dos desportos motorizados, mas o seu maior teste ainda está por vir. O campeão Supercars por três vezes e vencedor do Chicago Street Course está agora totalmente imerso na sua jornada na NASCAR, mudando-se para a Trackhouse Racing para a sua tão aguardada estreia em tempo integral na Cup Series em 2025. No entanto, o próprio SVG reconhece que o sucesso não será fácil.

O fenómeno kiwi é um talento inegável—o seu domínio em circuitos de estrada, adaptabilidade e estilo de corrida agressivo fazem dele um candidato principal para agitar a grelha da NASCAR. Mas será que o talento bruto é suficiente para superar a falta de experiência em stock cars, especialmente ao entrar no brutal mundo da Cup Series?


A Ascensão Meteorica de SVG na NASCAR

Desde uma vitória de estreia de deixar os queixos caídos até ao status de Cup em tempo integral, a jornada de Van Gisbergen na NASCAR tem sido nada menos que extraordinária.

  • Julho de 2023: Deixa o mundo dos desportos motorizados em estado de choque ao vencer a sua primeira corrida da NASCAR Cup Series no inaugural Chicago Street Course, tornando-se o primeiro piloto a fazê-lo desde Johnny Rutherford em 1963.
  • 2024: Compete a tempo inteiro no carro No. 97 da Xfinity Series da Kaulig Racing, acumulando várias vitórias em circuitos de estrada em Portland, Sonoma e Chicago (novamente), enquanto também faz participações esporádicas na Cup Series.
  • 2025: Junta-se oficialmente ao Project 91 da Trackhouse Racing, correndo a tempo inteiro na Cup Series ao lado de Ross Chastain e Daniel Suárez, enquanto também se une a Kimi Räikkönen para as 500 Milhas de Daytona.

No entanto, enquanto a sua dominância na Xfinity em circuitos de estrada provou a sua adaptabilidade natural, SVG tem lutado em ovais, uma habilidade essencial para o sucesso na Cup.


Conseguirá SVG lidar com o ritmo a tempo inteiro da Cup Series?

Van Gisbergen é o primeiro a admitir que o seu tempo limitado ao volante de um carro da Cup tem sido um grande obstáculo. Ao contrário da sua carreira nas Supercars—onde foi uma força dominante desde o início—o seu percurso na Cup Series apresenta uma curva de aprendizagem mais acentuada, especialmente nos ovais, que são o pão com manteiga da NASCAR.

🗣️ SVG sobre o seu maior desafio:
“Sabes, cada vez que entrei num carro da Cup, parecia que nunca tinha conduzido um antes… Estar no carro todas as semanas em vez de uma vez por mês ou uma vez a cada dois meses provavelmente tornará as coisas muito mais fáceis para mim no final.”

A realidade é que a experiência conta. Embora a experiência da SVG em circuitos de estrada seja inegável, as pistas de 1,5 milhas e superspeedway da NASCAR exigem um conjunto de habilidades completamente diferente, incluindo:

  • Drafting e corridas em pack em superspeedways (Daytona, Talladega)
  • Gestão de pneus em intermediárias (Las Vegas, Kansas, Charlotte)
  • Precisão em pistas curtas (Bristol, Martinsville, Richmond)
  • Ar sujo e reinícios em alta velocidade (um clássico da NASCAR)

O seu sucesso dependerá de quão rapidamente ele se adapta a estes elementos—especialmente quando competir contra veteranos experientes como Kyle Larson, Denny Hamlin e Joey Logano.


Novas Regras da NASCAR Podem Trabalhar a Favor da SVG

Reconhecendo que o tempo de prática limitado tem sido um grande problema para novatos e recém-chegados, a NASCAR está a aumentar as sessões de prática durante todos os fins de semana de corrida em 2025.

  • 🔹 Sessões de prática de 25 minutos para cada fim de semana de corrida
  • 🔹 Sessão de prática expandida para o Daytona 500 (12 de Fevereiro às 10:05 AM)
  • 🔹 Novos formatos de qualificação para superspeedways e circuitos de estrada

Embora estas mudanças ajudem, apenas a prática não substituirá a experiência real em corridas. O exigente calendário a tempo inteiro de 36 corridas, incluindo 18 ovais, será um teste implacável da adaptabilidade de SVG.


A Vantagem Trackhouse: Por Que SVG Tem uma Oportunidade

Um fator importante a trabalhar a favor de SVG? A abordagem agressiva e inovadora da Trackhouse Racing. Liderada por Justin Marks, a equipa tornou-se uma das mais inovadoras na NASCAR, com o seu programa Project 91 especificamente desenhado para trazer talento internacional para a Cup Series.

Pontos fortes da Trackhouse que podem beneficiar SVG:Equipa de estratégia inovadora – conhecida por decisões ousadas que maximizam o desempenho.
Pacote forte para circuitos de estrada – o forte de SVG.
Companheiros de equipa como Chastain & Suárez – mentores experientes para o guiar.
Patrocinadores de longa data a segui-lo – um sinal de estabilidade e confiança.

Embora o salto para a Cup seja enorme, ter uma equipa que acredita no seu potencial a longo prazo fará toda a diferença.


Consegue o SVG Replicar a Sua Magia em Chicago?

A vitória marcante de Shane Van Gisbergen em Chicago continua a ser uma das performances mais notáveis na história recente da NASCAR. No entanto, a Série Cup é sobre consistência, não apenas um brilho ocasional.

🛑 Possíveis obstáculos ao sucesso de SVG em 2025:

  • 🔥 A competição a nível da Cup é implacável – Não há fins de semana fáceis, e SVG estará a lutar contra os melhores da NASCAR em cada corrida.
  • 🔥 A curva de aprendizagem em ovais é íngreme – Levou anos ao especialista em circuitos de estrada A.J. Allmendinger para vencer em um oval, e SVG enfrentará dificuldades semelhantes.
  • 🔥 Sem experiência anterior em tempo integral na Cup – Ao contrário dos Supercars, onde era um profissional experiente, SVG ainda é um novato na série principal da NASCAR.

🏆 O que SVG precisa para ter sucesso:

  • Adaptação rápida em ovais
  • Classificações no Top-10 em circuitos de estrada para capitalizar sobre as suas forças
  • Paciência com o processo de aprendizagem


Perspetiva de SVG para 2025: Previsão Ousada

O imenso talento e versatilidade de SVG farão dele, sem dúvida, um futuro vencedor da Cup Series—mas as expectativas devem ser moderadas para a sua primeira temporada completa.

🚀 Objetivos Realistas para 2025:

  • ✅ Competir por vitórias em circuitos de estrada (Chicago, Sonoma, Watkins Glen, Indy RC)
  • ✅ Conseguir várias classificações entre os 10 primeiros em circuitos intermediários
  • ✅ Melhorar constantemente em circuitos curtos e superspeedways
  • ✅ Terminar entre os 20 primeiros na classificação de pilotos
  • ✅ Vencer o Prémio de Novato do Ano (superando Carson Hocevar e outros)

Se SVG continuar a progredir e aprender com os seus erros, poderá estar numa posição forte para lutar por um lugar nos playoffs em 2026. Mas esperem alguns obstáculos pelo caminho enquanto ele enfrenta o maior desafio da sua carreira.


Veredicto Final: A Jornada de SVG na NASCAR Está Apenas a Começar

Shane Van Gisbergen está a entrar em território desconhecido, mas se há alguém que pode desafiar as expectativas, adaptar-se e prosperar, esse alguém é ele. Embora a transição para as corridas da Cup em tempo integral não seja fácil, a sua resiliência, velocidade bruta e apoio da Trackhouse Racing preparam-no para o sucesso.

🔮 Previsão: SVG irá conseguir um lugar entre os 5 primeiros numa pista de estrada e mostrar momentos de brilhantismo em ovais, mas o seu potencial total na NASCAR levará tempo a ser desbloqueado. Até 2026, ele será um verdadeiro candidato aos playoffs.

Por agora, todas as atenções estão voltadas para a estreia de SVG na Cup Series durante o Daytona 500. Conseguirá ele abalar o mundo da NASCAR mais uma vez? Só o tempo dirá.