O Benfica recebeu e venceu o Moreirense este sábado, por 3-2, e reduziu a desvantagem sobre o líder Sporting na Primeira Liga.

Depois do empate no Clássico do Dragão, as 'águias' queriam aproveitar para diminuir distâncias na tabela classificativa do campeonato.

Com a entrada direta dos reforços de inverno Bruma, Belotti e Dahl para o banco de suplentes, Bruno Lage fez duas mexidas no onze inicial: António Silva e Ángel Di María saíram para dar lugar a Alexander Bah e Andreas Schjelderup.

E os 'encarnados' não perderam tempo para se colocarem na frente do marcador. Aos três minutos, numa altura em que alguns espetadores ainda estavam à procura do seu lugar na bancada, uma mão na bola de Dinis Pinto no momento do passe de Álvaro Carreras levou o árbitro Bruno José Costa recorrer ao vídeo-árbitro.

Após consultar as imagens, assinalou penálti para os lisboetas. Na cobrança do castigo máximo, Vangelis Pavlidis não desperdiçou e abriu o marcador aos sete minutos. O avançado grego rematou para o seu lado esquerdo, enquanto Kewin Silva atirou-se para o lado oposto.

Oito minutos depois, Pavlidis dilatou a vantagem. Na sequência de um canto batido à direita, Tomás Araújo enviou a bola para o internacional grego que, livre de marcação, fuzilou as redes cónegas.

Aos 19 minutos, Benny, que passou uma época na equipa B 'encarnada' gelou as bancadas da Luz. Assistido por Guilherme Schettine, o médio de 27 anos enviou uma bomba ao ângulo da baliza à guarda de Anatoliy Trubin. Vantagem magra do Benfica.

À passagem da meia-hora, um duplo revés para Bruno Lage. Bah lesionou-se e não tinha condições para continuar o encontro.

Na altura em que o internacional dinamarquês saiu para dar lugar a António Silva, o reforço de inverno Manu Silva caiu para o chão agarrado ao joelho esquerdo. Florentino Luís entrou para o lugar do médio ex-Vitória de Guimarães.

A três minutos para o intervalo, o Benfica voltou a aumentar a vantagem. Orkun Kökçü bateu o canto de forma tensa e ao segundo poste, onde surgiu o cabeceamento de Nico Otamendi. Sozinho ao segundo poste, o capitão atirou a contar com uma bola ao ângulo.

Segunda parte 'morna'

Depois de uma chuva de golos na primeira parte, o segundo tempo na Luz foi mais calmo. Apesar de terem surgido algumas ocasiões de golo para os dois lados, o resultado só viria a sofrer alterações a cinco minutos dos fim.

Com um passe mal medido de Carreras para zona central, Assué assistiu Ivo Rodrigues, que atirou para o fundo das redes de Trubin. Últimos minutos tremidos para a equipa da Luz.

Antes disso, aos 70 minutos, Bruno Lage aproveitou para estrear os reforços Andrea Belotti e Bruma.

O Benfica, que conquistou o segundo triunfo seguido, somou 47 pontos e reduziu para quatro o atraso relativamente ao líder Sporting, que não foi além de um empate 1-1 na visita ao FC Porto, terceiro, com 43, enquanto o Moreirense, que somou a quarta derrota seguida e o oitavo jogo sem vencer, segue no 11.º lugar, com 23 pontos.