O extremo Cardoso Varela, de 16 anos, foi oficialmente anunciado como reforço do Dínamo Zagreb, depois de há dias ter sido visto a treinar-se com a equipa de juniores do clube croata. 

«Cardoso Varela é o novo jogador do Dinamo! O talentoso jovem internacional português é oficialmente parte da nossa equipa e continuará a treinar na nossa academia», refere o clube. 

O atleta luso-angolano está há meses envolvido numa polémica, com o FC Porto a ter conseguido, há semanas, travar a sua inscrição num clube do país, depois de ter recorrido à FIFA. No entanto, o jornal croata 24Sata referia sábado não haver «obstáculos» para a sua inscrição, mas sem especificar se tal foi conseguido junto do organismo que tutela o futebol mundial.  

O atleta luso-angolano encontrava-se há muito tempo na Croácia, para onde se mudara também o pai, e a aguardar a autorização da FIFA para ser inscrito pelo clube, após um processo de saída bastante controverso do FC Porto já desde o verão passado.  

Com 15 anos, e depois de ter participado no Europeu de sub-17, Cardoso Varela desapareceu repentinamente após ter-lhe sido proposto um contrato de formação pelo clube azul e branco. Surgiram então suspeitas de que pudesse estar a ser transferido para um clube de ligação na Croácia, o que se confirmou quando o NK Dínamo Odranski Obrez, clube da 4.ª divisão croata, solicitou a inscrição do jogador, que foi negada pela FIFA. 

A FIFA bloqueou a inscrição também a inscrição do extremo no Dínamo Zagreb, considerando suspeitas as circunstâncias, nomeadamente a mudança repentina do pai do atleta para a Croácia para trabalhar, apesar de este não manter uma relação próxima com o filho desde 2021. Além disso, a organização destacou a estranheza de um jovem com o potencial amplamente reconhecido de Cardoso Varela optar por um clube amador croata. 

Vale recordar que o FC Porto apresentou em janeiro uma queixa formal, junto da FIFA, contra o empresário Andy Bara, tendo em conta o litígio relacionado com a tentativa de transferência para o futebol croata de Cardoso Varela, jogador de apenas 16 anos.

O FC Porto continua a tratar o caso como um rapto, já que o jogador, menor de idade, desapareceu depois da participação, em junho, no Campeonato da Europa de sub-17.