![Olheiro BnR | Rômulo Cardoso](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Esta rubrica do Bola na Rede traz, muitas vezes, autênticas surpresas para o comum mortal, e até para alguns intervenientes ativos no mundo do futebol. Este é o espaço de eleição para darmos vida à nossa veia de “scout”, enquanto escrevemos artigos sobre um ou outro jogador que estejam a despontar em campeonatos mais ou menos conhecidos.
Pois bem, é precisamente neste sentido que hoje vos trazemos um nome que deve ser desconhecido para quase todos vocês, mas que tem feito sucesso na Turquia, ao serviço do Goztepe.
Chama-se Rômulo Cardoso, ou apenas Rômulo no mundo do futebol. Joga como ponta de lança num dos campeonatos que tem atraído cada vez mais interesse dos departamentos de prospeção de alguns clubes de maior nome no futebol, muito por causa desta aposta que é feita em jogadores jovens e com potencial.
Mas voltando a Rômulo, é um nome que vai ganhando cada vez mais expressão no panorama turco, brasileiro e até europeu devido aos seus números, sobretudo pelo contexto onde se encontra. Não falamos de um clube grande na Turquia, mas sim de um clube de meio da tabela, por isso, os dez golos e as oito assistências que soma nos 20 jogos que já disputou até então têm de ser relevantes para que este jovem não passe despercebido.
Com apenas 22 anos, o ponta de lança brasileiro é um jogador possante, devido aos seus 1,93 m de altura, e estava na Turquia emprestado pelo Athletico Paranaense, com quem tinha contrato até ao verão de 2028. No entanto, foi recentemente adquirido pela turma turca.
Com um valor de mercado situado nos três milhões e setecentos mil euros, não me parece provável que Rômulo fica no Goztepe mesmo depois desta aquisição, por isso seria uma opção muito interessante para os nossos três grandes, e para muitos clubes na Europa.
Tenho a certeza que a maioria dos clubes brasileiros estão atentos a esta joia que brilha em terras turcas, por isso um eventual regresso ao Brasil poderia estar na equação de Rômulo. No entanto, este avançado está muito bem cotado nas agendas de alguns clubes na Europa, e o facto do Goztepe pertencer a um consórcio onde também está o Southampton, poderá levar Rômulo até Terras de Sua Majestade.
Pessoalmente, nunca gostei muito de avançados que sejam muito altos, porque normalmente a sua capacidade técnica é menor, e até na mobilidade se notam algumas fragilidades, no entanto, Rômulo contraria tudo isto, porque apesar da sua estatura, é um avançado bastante móvel, podendo até jogar como segunda avançado. É relativamente rápido e possui uma capacidade técnica muito apurada, ou não fosse ele brasileiro de gema, juntando uma boa meia distância, visto que procura muitas vezes o remate fora de área para surpreender a equipa adversária.
É um jogador com uma frieza muito grande na hora do um para um com o guarda-redes, o que faz de si um grande finalizador, característica esta que é sempre bastante valorizada quando falamos de um matador.
Mas mais uma vez gostava de referir que seria uma pena um jogador destes escapar a algumas equipas na Europa, é sem dúvida um jogador que gostava de ver em Portugal. Tem todas as características para poder vingar no nosso futebol, e seria um diamante para ser trabalhado e aperfeiçoado com o tempo e espaço que o futebol português permite.
Rômulo tem tudo para ser um bom ponta de lança, e pode atuar sozinho na frente de ataque ou com um companheiro, porque se adapta perfeitamente aos dois cenários, predicado este que devemos ter muito em conta neste jogador.
Numa altura em que os três grandes procuram muitas vezes diferentes dinâmicas no seu jogo, o segundo avançado, ou um jogador de apoio ao ponta de lança, é um papel que tem aparecido com maior frequência. Assim, Rômulo é um reforço de luxo para esta alternância no eixo atacante existir. Espero que os holofotes do nosso scout se foquem em Rômulo, seria claramente um nome de peso para Portugal.