Muito se tem escrito sobre as cláusulas que constam no contrato de Robert Lewandowski para jogar uma quarta época com a camisola do Barcelona. De acordo com alguns relatos, o polaco estaria a uma determinada quantidade de jogos de renovar automaticamente por um quarto ano. Na verdade, porém, o vínculo assinado a 19 de julho de 2022 já previa uma duração contratual de quatro anos, até 30 de junho de 2026.
Como tal, Lewandowski não precisa de jogar mais nenhum jogo para renovar contrato. Na verdade, aplica-se o oposto: se o polaco não atingir uma determinada percentagem de jogos, o Barcelona terá a opção de rescindir unilateralmente o seu contrato. O texto assinado por ambas as partes estipula exatamente o seguinte: «As duas partes concordam que, caso a participação ('jogos disputados') do JOGADOR na terceira época (2024/25) seja inferior a 55% dos jogos oficiais, o Barcelona terá o direito de rescindir antecipadamente este contrato de trabalho». O texto também esclarece que um «jogo disputado» é considerado qualquer jogo em que o jogador inicie como titular ou em que, não sendo titular, tenha 45 minutos de participação mínima. Esta cláusula dá ao clube catalão uma salvaguarda importante, permitindo-lhe avaliar o desempenho e a forma física do avançado polaco à medida que este avança na sua carreira. Para Lewandowski, representa um desafio adicional para manter o seu alto nível de desempenho e assegurar o seu futuro no clube.
Menos seis milhões no último ano
O jogador não terá o seu contrato automaticamente renovado caso atinja o número estipulado de jogos, mas o Barcelona perderá a opção de rescindir o quarto ano do seu contrato. Nesse último ano, Lewandowski receberá 26 milhões de euros brutos, o mesmo valor da temporada anterior. No primeiro ano do contrato, o jogador acordou um salário fixo de 20 milhões de euros, enquanto esta temporada é a que lhe renderá mais: 32 milhões de euros brutos.
O avançado polaco já participou em 31 dos 34 jogos disputados pela equipa nesta temporada, mas o Barcelona pode chegar a um total de 51 jogos. Por enquanto, atingiu 50,8% dos jogos oficiais, os únicos que são contabilizados. Para ultrapassar os 55% e impedir que o clube tenha a opção de rescindir o contrato, terá de jogar mais três partidas. Assim, Lewandowski pode estar muito mais tranquilo do que já estava, uma vez que é fundamental para o técnico, Hansi Flick e, nesse sentido, o quarto ano do seu contrato já estava praticamente garantido.