O Observatório do Futebol (CIES) destaca, no seu mais recente estudo divulgado esta quarta-feira, os futebolistas que têm menos de 23 anos e que, no contexto do futebol europeu, surgem com maior possibilidade de darem o salto para uma das cinco principais ligas do Velho Continente. Nesse sentido, numa classificação que teve em conta o desempenho de cada futebolista nos jogos, a dificuldade das partidas e o número de épocas desde que cada um está no respetivo clube, o CIES conclui que Zeno Debast, central do Sporting, é o que está mais perto de "dar o salto".

Segundo o ranking publicado esta quarta-feira, o defesa belga do clube de Alvalade apresenta uma pontuação de 87,5 num total possível de 100, seguido por Flamingo (central do PSV Eindhoven), Tillman (médio do PSV) e Sudakov (extremo do Shakhtar Donetsk). 

Logo de seguida surgem nomes bem conhecidos do futebol português, desde logo Álvaro Carreras. O lateral esquerdo do Benfica ocupa a quinta posição da classificação, com 85,8 pontos, à frente Diomande (85,1), do Sporting; Samu (84,9), do FC Porto, e ainda Martim Fernandes (84,6), também dos dragões.

Nesta lista, são referidos ainda outros nomes da liga portuguesa, nomeadamente Eduardo Quaresma (83,8), do Sporting; Tomás Araújo (83,6), do Benfica; Gabri Martínez (83,1), do Sp. Braga; Roger (81,7) do Sp. Braga; e Quenda (81,6), do Sporting.