O Rally Dakar de 2025 tem sido um campo de batalha difícil para os Dacia Sandriders, com a equipa a sofrer mais um golpe quando Nasser Al-Attiyah perdeu mais de 30 minutos na quarta etapa devido a problemas mecânicos. Após a desqualificação controversa de Sébastien Loeb e Fabian Lurquin na terceira etapa, os problemas de Al-Attiyah agravaram ainda mais as dificuldades da equipa neste evento extenuante deste ano.
Os Problemas de Al-Attiyah na Quarta Etapa
O campeão de Dakar cinco vezes, que começou a etapa numa promissora terceira posição geral, encontrou problemas cedo no percurso de 415 km de Al Henakiyah a AlUla. Após 92 km, Al-Attiyah foi forçado a substituir uma roda, perdendo tempo valioso. Mais tarde, foram necessárias reparações extensivas no marco dos 188 km, exigindo assistência dos colegas de equipa Cristina Gutiérrez e Pablo Moreno Huete.
No final da etapa, Al-Attiyah tinha caído para a sétima posição geral, a mais de 33 minutos do vencedor da etapa Yazeed Al Rajhi e a 35 minutos do líder geral Henk Lategan.
Destaques da Quarta Etapa
- Yazeed Al Rajhi reivindicou a vitória, reduzindo a vantagem geral de Henk Lategan para pouco menos de sete minutos. O piloto do Toyota Hilux aproveitou o ritmo consistente ao longo da etapa.
- Mattias Ekström da M-Sport Ford subiu para as posições do pódio geral, exibindo a forte forma da equipa em meio ao caos de outros principais concorrentes.
- Mitch Guthrie Jr, companheiro de equipa de Ekström, terminou inicialmente em terceiro na etapa, mas uma penalização de cinco minutos após a etapa relegou-o para o sexto lugar.
- Century Racing teve uma apresentação impressionante com Brian Baragwanath, Mathieu Serradori e Marcelo Gastaldi a oferecerem desempenhos competitivos.
Pressão da Etapa Maratona
A quarta etapa marcou o início da etapa maratona, um desafio único em que os concorrentes acampam num bivouac remoto com suporte técnico limitado. Ao contrário das tradicionais etapas cronometradas de 48 horas, as etapas maratona desempenham um papel fundamental na definição da ordem de estrada para a etapa seguinte, enquanto atribuem pontos cruciais para o W2RC.
Desempenhos notáveis incluíram:
- Juan Cruz Yacoopini (Toyota Hilux) a terminar em terceiro na etapa.
- Martin Prokop (Orlen Jipocar Ford Raptor) a reclamar o quarto lugar.
- Mathieu Serradori (Century Racing) a superar uma penalização por excesso de velocidade para terminar em sexto.
A Luta Difícil dos Sandriders da Dacia
A equipa Sandriders tem estado sob imensa pressão desde que perdeu Loeb por desqualificação após a terceira etapa. Os contratempos de Al-Attiyah na quarta etapa deixaram agora as hipóteses de sucesso no pódio da equipa em perigo. No entanto, com várias etapas restantes e um terreno imprevisível pela frente, a equipa procurará reorganizar-se e lutar de volta.
Nasser Al-Attiyah: “É frustrante perder tanto tempo, especialmente quando estávamos numa posição forte. Estas coisas acontecem no Dakar, mas isso não torna mais fácil. Vamos continuar a lutar.”
Perspectivas Futuras
A etapa maratona continua com a quinta etapa, oferecendo oportunidades de redenção para Al-Attiyah e outros que sofreram no dia quatro. Entretanto, líderes como Lategan e Al Rajhi irão tentar consolidar as suas posições à medida que o rali se aproxima da sua marca de meio caminho.
Para os Dacia Sandriders, tudo se resume a controlar os danos e salvar o que resta da sua campanha no Dakar 2025.