Pedro Proença encontra-se na Bélgica a acompanhar a seleção nacional feminina, que pelas 19h15 defronta a Bélgica, em jogo da Liga das Nações. O novo presidente da FPF deu conta ao Canal 11 de como têm sido os primeiros dias na liderança do organismo.

"Tem sido muito motivante. Obviamente que os desafios são grandes, é uma nova realidade, a equipa da Federação é muitíssimo profissional e não é fácil chegar a esta organização. Têm sido dias desafiantes e estou certo que as coisas vão correr muito bem. Temos uma equipa super motivada para fazer coisas boas e, como nós dizíamos, unir o futebol, com uma palavra de grande positividade para aquilo que temos de fazer nos próximos anos".

E como se escreve o futuro no futebol feminino? Proença não tem dúvidas: "O futuro tem de ser delas. Obviamente que há muitos desafios pela frente, mas queremos dinamizar o futebol feminino e continuar a dar-lhe energia positiva. Sabemos as dificuldades que temos, nomeadamente as infra-estruturas, a capacidade de resposta dos clubes em poderem também dar a elas boas condições. Tive o cuidado de dizer no meu discurso inicial: há uma necessidade muito grande de envolver muita gente naquilo que tem de ser o investimento, se queremos ter um aumento exponencial das meninas a praticar futebol. É um desafio que nos cabe a todos, nós enquanto FPF, ao Governo na sua capacidade de criar condições e infra-estruturas e aos municípios, porque no fundo as células que desenvolvem o futebol feminino em Portugal são os clubes e precisamos deles".

Sobre a seleção principal, que está prestes a entrar em campo, Pedro Proença deixou uma palavra de incentivo. "Olho para a seleção com um carinho muito grande, como todos os portugueses. Temos assistido, com muita positividade, ao crescimento das nossas Navegadoras, começamos a sentir hoje que a portugalidade começa a estar nelas, sofremos e vivemos com elas. Enquanto presidente da Federação, queremos dar-lhes as melhores condições para termos um futebol feminino sustentado, bem desenvolvido e com planeamento eficaz. Temos a certeza absoluta que, num curto espaço de tempo, estaremos a dar cartas também a este nível. Já o fazemos no masculino, vamos fazer também no feminino".