Nicolas Pépé, atualmente no Villarreal, explicou como Unai Emery o convenceu a rumar ao Arsenal no verão de 2019, depois de épocas em evidência no Lille.
«Recebi uma chamada de Carlo Ancelotti, que era na altura o treinador do Nápoles. Durou cinco minutos. Meia hora depois recebi outra chamada, de Unai Emery [estava no Arsenal]. Durou uma hora. Disse-me exatamente o que queria, o que esperava de mim se fosse para o Arsenal. Conversou comigo sobre tática, onde me colocaria a jogar, como eu poderia melhorar. Muitos detalhes. E mesmo que ele não fale muito bem francês, esteve à conversa comigo durante uma hora inteira. Foi algo que me impressionou. Senti a vontade dele em contar comigo», confessou, ao The Athletic.
O internacional pela Costa do Marfim custou cerca de 80 milhões ao Arsenal, mas foi perdendo espaço com a saída de Unai Emery e chegada de Mikel Arteta.
«Com o Arteta não foi… Foi bom no início, depois disso já não havia confiança. Tinha cada vez menos tempo de jogo, por isso havia uma certa frustração. Não gosto de estar no banco todas as semanas sem justificação ou explicação», disse.
Pépé foi emprestado ao Nice na época 2022/2023, deixando o Arsenal em definitivo em 2023/2024 para rumar ao Trabzonspor. Esta época, assinou pelo Villarreal e leva um golo e duas assistências em 11 jogos.