Os Dragões de Ouro foi uma cerimónia que se realizou para premiar atletas e personalidades do universo do FC Porto. Pepe distinguido.

Pepe recebeu o prémio Dragão de Ouro Carreira e subiu ao palco para discursar. O antigo defesa-central do FC Porto, que já terminou a carreira de futebolista, agradeceu ao Presidente André Villas-Boas e recordou Pinto da Costa:

«Prometo ser rápido, há aqui muitos atletas e já está na hora de eu poder descansar. Agradecer ao FC Porto na pessoa do presidente André Villas-Boas. Lembro-me quando cheguei ao escritório das Antas o presidente Pinto da Costa abriu as cortinas e disse que ali ia ser a minha casa. Longe eu de imaginar que assim ia ser. E foi. Agradecer ao presidente pela homenagem a Pinto da Costa, demonstra que todos nós somos portistas e servimos é o FC Porto, onde quer que estejamos vamos sempre levar esta bandeira do clube. Agradecer aos trabalhadores e aos adeptos que, desde 2004, me acolheram sempre bem no clube e na cidade. Fizeram-me sentir ser mais um a levar a bandeira do FCP por este mundo fora. Assim vai ser. Sou portista e viva o FC Porto. Espaço para este terceiro Dragão de Ouro? Tenho, tenho. Obrigado».

Pepe teve duas passagens pelo FC Porto: primeiro, de 2004 a 2007 antes de rumar ao Real Madrid e, numa segunda vez, de 2018/19 até ao final da temporada passada. O antigo defesa-central terminou a carreira no Euro 2024.