A Yamaha é um construtor japonês, e muitas das suas atividades no MotoGP passam pelo país de origem. No entanto, tem também uma base essencial em Lesmo, Itália. Trata-se da Yamaha Motor Europe.

O diretor de marketing e desporto motorizado, Andrea Dosoli, acolheu recentemente o conceituado site SPEEDWEEK.com nas instalações, e explicou o que lá se passa:

O marketing e comunicação e o departamento de logística para gerir todas as atividades globalmente, assim como o escritório de Lin Jarvis [diretor de gestão de MotoGP] estão localizados aqui. Também está aqui localizado um pequeno departamento de engenharia para o desenvolvimento da M1, que trabalha de perto com o Japão. A análise de desempenho também decorre aqui – os nossos engenheiros partilham a informação com os colegas do Japão.

E o que levou a Yamaha a criar este espaço chave em Itália? ‘Temos de gerir muito a partir da Europa. Para as corridas asiáticas, é possível a partir do Japão, mas a logística de viagens na Europa é mais fácil a partir daqui. Também por motivos históricos, porque costumávamos ter parte do MotoGP nos Países Baixos. Quando o Lin chegou, tudo estava combinado

Há também em Lesmo um departamento que trabalha nos motores, montando-os ao longo da temporada com as peças produzidas no Japão. Dosoli explicou por que é que os motores não vêm inteiros para a Europa: ‘Se tiveres um problema com um motor, é mais fácil dessa forma. Dessa forma, somos mais flexíveis, porque a maioria das corridas são na Europa’.