O teste de três dias sancionado pela IMSA no Sebring International Raceway terminou com a Porsche Penske Motorsport a afirmar a sua dominância na classe GTP, com a máquina No. 6 963 a liderar as tabelas de tempos em dias consecutivos.

Depois de Mathieu Jaminet ter liderado a sessão de quarta-feira, foi a vez do co-piloto Matt Campbell brilhar na manhã de quinta-feira, estabelecendo uma impressionante volta de 1m48.215s—não apenas a mais rápida do dia, mas também o tempo mais rápido de todo o teste.

Porsche Penske vs. Cadillac: Uma Batalha GTP em Desenvolvimento

Atrás do Porsche de Campbell, que estabeleceu o ritmo, Louis Delétraz colocou o Cadillac No. 10 da Wayne Taylor Racing V-Series.R em segundo lugar, registando uma volta de 1m48.576s. A entrada No. 10 foi temporariamente partilhada por Delétraz e Jordan Taylor, uma vez que o seu carro regular No. 40 permaneceu fora de ação devido a dano causado nas 24 Horas de Daytona.

Completando o top três na GTP esteve Felipe Nasr, que estabeleceu um tempo de 1m48.613s no Porsche Penske 963 No. 7, sinalizando um forte início para 2025 no programa de carros desportivos de Roger Penske.

Alteração da Tarde: Bamber Lidera a Ofensiva da Cadillac

Na sessão da tarde, Earl Bamber roubou o espetáculo, colocando o Cadillac Whelen V-Series.R No. 31 no topo das tabelas de tempos com um 1m48.996s impressionante. Ele superou por pouco os prototipos em carbono nu da BMW M Team RLL, com Marco Wittmann (No. 25 M Hybrid V8) e Dries Vanthoor (No. 24) a ocuparem o segundo e terceiro lugares, respetivamente.

A sessão foi extremamente apertada, já que apenas 0.056s separaram os quatro primeiros, com o No. 10 WTR Cadillac de Filipe Albuquerque logo atrás deles.

Lamborghini Squadra Corse Termina Teste Cedo Devido a Problemas Mecânicos

Uma reviravolta dececionante viu o No. 63 Lamborghini Squadra Corse SC63 incapaz de correr na quinta-feira após sofrer um problema mecânico inesperado na quarta-feira.

“Fomos apanhados de surpresa com um problema prematuro,” afirmou um porta-voz da equipa. “Preferimos analisar o problema na nossa oficina e terminar o teste mais cedo. Estamos a trabalhar numa solução robusta a tempo para Sebring.”

Apesar do contratempo, Romain Grosjean conseguiu 95 voltas antes de o problema surgir, estabelecendo um melhor tempo de 1m49.926s, provando que o SC63 tem potencial—mas preocupações sobre a fiabilidade persistem antes dos eventos de resistência de prestígio da IMSA.

Estrelas da IndyCar Experimentam o Poder do GTP

O último dia de testes viu os ases da IndyCar da Penske, Scott McLaughlin e Josef Newgarden, colocarem-se ao volante das entradas de fábrica da Porsche.

  • McLaughlin impressionou, registando 92 voltas no Porsche nº 6 com um melhor tempo de 1m49.453s.
  • Newgarden, recém-vindo da sua vitória nas 24 Horas de Daytona, completou 44 voltas no Porsche nº 7, cronometrando uma volta de 1m50.334s.

Enquanto Newgarden teve menos tempo de pista, os resultados mostraram a rápida adaptação de McLaughlin às máquinas de corrida de resistência.

LMP2: Di Resta e Fraga Trocam Golpes

No LMP2, Paul di Resta liderou a sessão da manhã no ORECA 07 nº 22 da United Autosports, com um tempo de 1m49.957s. Bijoy Garg (Inter Europol Competition) e Hunter McElrea (TDS Racing) seguiram em segundo e terceiro.

A tarde pertenceu a Felipe Fraga, que colocou o Riley ORECA nº 74 no topo, com McElrea a melhorar para segundo, enquanto Mathias Beche ficou em terceiro no recém-revelado carro nº 52 da PR1 Mathiasen Motorsports, com uma pintura teal.

Reflexões Finais: A Declaração da Porsche, o Desafio da Cadillac

À medida que as equipas da IMSA se preparam para as 12 Horas de Sebring de 2025, a performance dominante da Porsche Penske sinaliza que são os favoritos iniciais. No entanto, a forte exibição da Cadillac, particularmente com a recuperação de Bamber no final da sessão, sugere que a luta em Sebring estará longe de ser desequilibrada.

Com a Lamborghini ainda a lutar com a fiabilidade, a BMW a ganhar ritmo silenciosamente, e as estrelas da IndyCar a obterem tempo de pista em máquinas GTP, as peças estão a encaixar-se para uma temporada explosiva da IMSA à frente.