
A Liga inglesa de futebol vai introduzir o fora de jogo semiautomático em 12 de abril, com a tecnologia a ser aplicada a partir da 32.ª jornada, foi esta terça-feira anunciado.
A tecnologia, que foi testada tanto na Premier League como na Taça de Inglaterra, oferece uma localização "mais eficiente da linha de fora de jogo, baseada no rastreamento ótico dos jogadores", gerando também gráficos virtuais para assegurar uma melhor experiência no estádio e na televisão para os espetadores.
Em comunicado, a Liga inglesa garante que o fora de jogo semiautomático mantém a integridade das tomadas de decisão, mas potencia a velocidade, a eficiência e a consistência do processo de arbitragem.
Usada pela primeira vez no Mundial Qatar2022, a tecnologia é uma ferramenta de apoio que automatiza elementos centrais da marcação de um fora de jogo e será usada pelo videoárbitro em situações de dúvida para validar ou recomendar a alteração da decisão do árbitro.
O fora de jogo semiautomático tornou-se um sistema de referência em ligas como a espanhola ou a italiana e em competições como a Liga dos Campeões.