
Habemus... fumo preto. Apesar da expetativa de 30 mil fiéis que se reuniram no Vaticano, a primeira reunião do Vaticano não originou uma decisão consensual.
A cor negra que saiu da chaminé da Capela Sistina reflete a ausência de consenso entre dois terços dos 133 cardeais responsáveis pela eleição do novo papa. Após três horas de reunião e posterior votação, nada ficou decidido e o Conclave vai prosseguir.
A hora da revelação da cor do fumo proveniente da queima dos primeiros boletins de voto estava agendada para as 20h de Roma, 19h de Portugal Continental, mas demorou bem mais do que o esperado, sendo conhecido já depois das 21h italianas.
Recorde-se que, a cada reunião, os boletins de voto dos cardeiais são queimados. É difícil que as primeiras rondas de votação promovam o consenso entre mais de uma centena de párocos responsáveis pela eleição do sumo pontífice.
Os cardeiais devem regressar agora ao Vaticano e retomar o processo de eleição do 267.º papa na quinta-feira, a partir das 10h.