
Assinala-se, esta sexta-feira, o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, efeméride foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1969, evocando o massacre de Sharpeville, ocorrido nove anos antes na África do Sul, e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) preparou-se para assinalar a data.
A FPF promove várias iniciativas de sensibilização, algumas com a participação de atletas das seleções nacionais de futebol e futsal, masculinas e femininas, com um objetivo bem claro: sensibilizar o mundo do futebol para a importância do combate ao racismo e da promoção da igualdade e da inclusão de todas e todos.
Rafael Leão, Bruno Fernandes, Ana Borges, Diana Silva, Ana Catarina, João Matos, Ana Azevedo e Pany são alguns dos internacionais portugueses que protagonizam a campanha lançada, esta sexta, feira pela FPF.
De braços cruzados em forma de X na frente do peito, os atletas fazem o famoso gesto 'No Racism' oficializado pela FIFA em maio de 2024, e introduzido, pela primeira vez no futebol no último Campeonato do Mundo Feminino de sub-20, que se realizou na Colômbia. O gesto reproduzido pelos internacionais lusos serve para sinalizar diretamente ao árbitro que há casos de racismo no estádio. Depois de se aperceber do gesto, o árbitro inicia um protocolo rigoroso de três passos. O primeiro passo é interromper a partida (e exigir o fim imediato de todos os comportamentos racistas). O segundo é suspender o jogo, levando à saída dos atletas de campo, caso o comportamento racista não termine após o reinício da partida. O terceiro, e último recurso, é propor o abandono da partida.
Haverá sensibilização no Portugal-Dinamarca
No próximo domingo, antes e durante o jogo da 2.ª mão dos quartos de final da Liga das Nações, entre Portugal e Dinamarca, no Estádio José Alvalade, a FPF vai promover uma série de ações de sensibilização, para mobilizar os adeptos e todos os que vão assistir à partida em casa contra um dos flagelos da nossa sociedade.
Nos ecrãs gigantes será exibido o filme da FPF contra o racismo e os 'player escorts' [as crianças que entram em campo com os jogadores no início do jogo] vão usar camisolas alusivas a essa campanha. A mensagem irá aparecer em destaque nos painéis led do estádio durante todo o encontro.
Ainda no âmbito desta campanha, a federação organizou ações de formação sobre o protocolo dos três passos, que contaram com a participação de quatro seleções jovens, nomeadamente as seleções femininas sub-15 e 16 de futebol, a seleção sub-19 de futsal e a seleção de sub-20 de futebol. O visionamento do documentário 'Outraged' - criado pela UEFA e distinguido com vários prémios internacionais - foi incluído nestas ações de formação e estimulou a reflexão e o debate, ao mostrar aos jovens internacionais portugueses testemunhos de nomes muito sonantes do futebol europeu.