Termina a secção matinal desta sexta-feira no Rali de Portugal e com grande animação na frente da classificação geral: Ott Tänak ascendeu à liderança logo na primeira especial do dia, em Mortágua, mas entretanto viu o colega Adrien Fourmaux crescer ao ponto de, agora, o francês estar a apenas 0,2 segundos do líder da classificação geral.

Em Arganil, Fourmaux ganhou a segunda especial consecutiva, após ter feito o melhor tempo em Góis, com uma marca de 8.55,8 minutos. "Sinto-me bem no carro. A aderência é baixa, mas tentei puxar muito, mas ainda temos muito caminho pela frente", sintetizou Fourmaux. As duas anteriores foram ganhas por Tänak, o que traduz uma manhã muito bem sucedida para a Hyundai.

Os dois primeiros na estrada (Evans e Rovanperä) foram afetados pelo estado do piso e por terem de abrir o troço, ao ponto de Rovanperä ter caído do pódio da classificação geral. Quem beneficiou foram os Toyotas de Sébastien Ogier e Takamoto Katsuta. "Está a ser uma grande luta, foi uma ronda matinal bastante desafiante. Espero manter-me na boa rota para lutar pela vitória", atirou Ogier.

Evans, líder do mundial, termina a manhã no 6.º posto da geral, seguido de Thierry Neuville, o campeão mundial em título. A secção da tarde começará às 13h05, com a segunda passagem por Lousã. Até lá, os pilotos seguem para serviço remoto, em Arganil.

Classificação Arganil 1:

1.º Adrien Fourmaux, Hyundai, 9.07,1 minutos
2.º Sébastien Ogier, Toyota +0,5s
3.º Takamoto Katsuta, Toyota, +1,7s
4.º Ott Tänak, Hyundai, +2,5s
5.º Thierry Neuville, Hyundai, +4,3s

Classificação geral:

1.º Ott Tänak, 38.45,1 minutos
2.º Adrien Fourmaux, +0,2s
3.º Sébastien Ogier, +7,4s
4.º Takamoto Katsuta, +8,1s
5.º Kalle Rovanperä, +13,1s