Toprak Razgatlioglu é um dos pilotos de ponta do Mundial de Superbike, e ao longo dos últimos anos tem sido recorrente especular-se sobre um futuro no MotoGP.
Até agora, a mudança nunca aconteceu, apesar de ter chegado a fazer um curto teste com a Yamaha em 2023. E, se não for para o MotoGP em 2026, o próprio admitiu que a idade começará a ser um entrave.
Randy Mamola considera que o piloto da ROKiT BMW teria de conhecer uma moto e pneus diferentes, como disse ao motorsport-total.com: ‘É claro que as Superbike requerem um estilo de pilotagem diferente. Os pneus Pirelli são muito diferentes dos pneus de MotoGP. Depois, tens de considerar como funciona uma superbike, o que é que a ciclística exige do piloto, e por aí adiante’.
Posto isto, o antigo piloto entende que Razgatlioglu pode adaptar-se a uma moto de MotoGP, e destacou o percurso do turco no WSBK: ‘O Toprak consegue adaptar-se a uma moto de MotoGP? Por que não? Ele tem um talento enorme. Mudar de uma Kawasaki para uma Yamaha, e depois para uma BMW que nunca tinha ganho nada e ganhar de forma tão impressionante demonstra que o Toprak está num nível diferente. Não é que ele tenha vencido só porque os outros construtores estão com dificuldades’.
Assim, Mamola deixou um «pedido»: ‘Têm de lhe dar uma hipótese real. Não é certo dar-lhe só dois dias de testes e dentro desses dois dias exigir que ele perceba o caráter da moto e os pneus’.