Não está fácil a tarefa de Portugal para se manter na principal divisão da Liga das Nações, onde saiu a fava de calhar no mesmo grupo com a Espanha, campeã mundial que no mês passado, em dois jogos, marcou 11 golos à seleção nacional, sete só no último, em Vigo. O par de derrotas deixou a equipa no terceiro lugar de um lote onde também estão a Inglaterra, segunda classificada, e a Bélgica, dona do último lugar.

Contra ambas a seleção vai jogar, na próxima semana e meia, com o objetivo de sobreviver no cume da prova para o próximo ano. O primeiro dos encontros, frente às inglesas campeãs europeias, será a 30 de maio e logo em Wembley, um dos templos do futebol, seguindo-se a partida com as belgas, a 3 de junho, no Estádio dos Barreiros do Funchal. Será uma ocasião especial para Telma Encarnação, foi lá, pelo Marítimo, que se fez para o futebol. Da Madeira também é natural Fátima Pinto, outra das chamadas a estar presente.

A principal novidade é outra. De regresso está Jéssica Silva, uma das melhores jogadoras portuguesas, recuperada do problema no olho direito que sofreu, em março, por levar com “uma senhora bolada” na cara durante um treino, nas palavras com que descreveu o episódio. A avançada esteve em três encontros do Gotham, a sua equipa da liga norte-americana, em abril, apesar de ainda não ter somado qualquer minuto de competição este mês.

A proprietária de 119 internacionalizações integra as 25 jogadoras convocadas por Francisco Neto, defensor das escolhas por serem “as que melhor nos irão ajudar a corresponder aos nossos objetivos para esta dupla jornada”. Falou no plural, mas haverá uma prioridade no singular: manter Portugal na Liga A e garantir que terá mais um ano a defrontar as melhores seleções do ranking da UEFA.

O selecionador nacional saudou o regresso de Jéssica Silva, lamentando as suas infelicidades recentes. “As lesões fazem parte do trajeto, nós não gostamos de ter jogadoras impossibilitadas por isso. A Jéssica passou por um período mais complicado, conseguiu reagir, está a treinar normalmente com a sua equipa”, descreveu, garantindo que a seleção tem “todas as informações” de que a jogador "está disponível". O resto é conhecido há bastante tempo: “É muito experiente e dá coisas muito positivas ao nosso jogo.”

As 25 convocadas por Francisco Neto:

Guarda-redes: Inês Pereira, Patrícia Morais e Sierra Cota-Yarde.

Defesas: Ana Borges, Ana Seiça, Bárbara Lopes, Carole Costa, Carolina Correia, Catarina Amado e Diana Gomes.

Médias: Andreia Faria, Andreia Jacinto, Andreia Norton, Beatriz Fonseca, Dolores Silva, Fátima Pinto, Samara Lino, Tatiana Pinto,

Avançadas: Ana Capeta, Ana Dias, Carolina Mendes, Diana Silva, Jéssica Silva, Stephanie Ribeiro e Telma Encarnação.