A Red Bull Racing enfrentou desafios significativos com o seu túnel de vento envelhecido nas instalações de Bedford, o que tem impactado cada vez mais os esforços de desenvolvimento da equipa na Fórmula 1. Esta questão veio à tona durante as dificuldades com o RB20 na temporada de 2024, uma vez que as inconsistências nos dados do túnel de vento criaram dores de cabeça para a equipa.

Desafios do Túnel de Vento Legado

O túnel de vento de Bedford, originalmente construído em 1947 para pesquisa aeronáutica, foi reutilizado várias vezes, incluindo para o automobilismo após a aquisição da Jaguar em 2004. Apesar das atualizações tecnológicas no interior, a estrutura de betão da instalação e a limitada insonorização tornam-na altamente suscetível a flutuações de temperatura externas. Estas flutuações impactam a precisão e a repetibilidade do túnel—uma questão crítica num desporto que prospera na precisão.

O diretor técnico da Red Bull, Pierre Wache, destacou a dificuldade de trabalhar com temperaturas de ar variáveis, que fazem com que as moléculas de ar se comportem de forma diferente. Esta variabilidade torna a coleta de dados consistente um grande desafio, particularmente numa era de desenvolvimento onde até os menores ganhos aerodinâmicos podem fazer a diferença.

“O principal problema é a precisão e a repetibilidade,” disse Wache. “Quando estamos a lutar contra a curva de desenvolvimento achatada, é difícil trabalhar com isso porque somos muito dependentes da temperatura no Reino Unido.”

A Frustração de Horner

O diretor da equipa Red Bull, Christian Horner, comparou a discrepância entre os dados de pista, os modelos de CFD e os resultados do túnel de vento a ter “três relógios que estão todos a dar horas diferentes.” Como resultado, a equipa teve de confiar fortemente nos testes de pista para validar o seu desenvolvimento, atrasando o progresso durante uma temporada de 2024 altamente competitiva.

As limitações do túnel de Bedford foram mais pronunciadas durante temperaturas extremas:

  • Abaixo de 5°C, o túnel torna-se inutilizável.
  • Acima de 25°C, a sua precisão diminui drasticamente.

Solução Futura: Um Novo Túnel de Vento

Reconhecendo as limitações do túnel de Bedford, a Red Bull começou a construção de um túnel de vento de última geração na sua sede em Milton Keynes. No entanto, a decisão foi adiada durante anos devido à incerteza regulatória sobre o futuro dos túneis de vento na F1, com discussões sobre a possibilidade de os proibir em favor da dinâmica de fluidos computacional (CFD).

“Adrian [Newey] adiou a pressão por um novo túnel até haver clareza,” explicou Horner. “Mas chegou a um ponto em que a Aston Martin queria um novo túnel, e a FIA mudou a sua posição.”

A nova instalação deverá ser concluída em 2026 e estar operacional a tempo de influenciar o desenvolvimento do carro de 2027. Isso não só melhorará a precisão, mas também funcionará de forma mais eficiente dentro das regulamentações do teto orçamental da F1.

Soluções a Curto Prazo

Enquanto aguarda o novo túnel de vento, a Red Bull implementou soluções alternativas para maximizar a utilização da instalação existente. Isto inclui:

  • Monitorizar e controlar de perto as condições de teste.
  • Confiar mais nos dados da pista e na CFD para validar os resultados.
  • Aceitar uma curva de desenvolvimento mais lenta em comparação com os rivais que possuem instalações modernas.

Impacto na Performance

Apesar dos desafios, a Red Bull conseguiu manter-se competitiva, assegurando várias vitórias na temporada de 2024 e conquistando mais um título de pilotos com Max Verstappen. No entanto, a sua dependência de infraestruturas envelhecidas sublinhou a importância de instalações modernas para manter a dominância na F1.

Perspectivas Futuras

Com a conclusão do novo túnel de vento no horizonte, a Red Bull está pronta para abordar os seus atuais gargalos de desenvolvimento. Entretanto, equipas como os Racing Bulls, que também utilizam as instalações de Bedford, continuarão a enfrentar as mesmas limitações. Como o diretor técnico Jody Egginton colocou de forma apropriada:

“É como uma casa antiga. Temos apenas de manter um olho nela.”

Até 2027, o novo túnel de vento da Red Bull poderá tornar-se um fator decisivo, potencialmente restaurando a sua posição como a equipa de referência em aerodinâmica na F1. Até lá, é uma questão de aproveitar a engenhosidade e resiliência para enfrentar os desafios de uma instalação antiquada, mas histórica.