
O SC Braga continua a trabalhar para estar na vanguarda, tanto na construção de infraestruturas como na modernização dos serviços que disponibiliza e, nesse sentido, anunciou, esta quinta-feira, uma parceria com a operadora NOS que irá permitir a colocação de rede 5G no Estádio Amélia Morais, a mais recente obra edificada pelo emblema bracarense.
O recinto, destinado em exclusivo ao futebol feminino dos minhotos, vai passar a ter o serviço para os clientes da referida operadora, o que lhes permitirá «receber vídeos ou fotografias de forma quase instantânea ou fazer videochamadas sem qualquer interrupção». A ferramenta, de resto, também irá trazer naturais benefícios aos profissionais da Comunicação Social que ali estiverem a trabalhar.
Ainda de acordo com os dados divulgados pelos guerreiros do Minho, «a parceria entre o SC Braga e a NOS contempla, ainda, o fornecimento de conetividade móvel e fixa, a qual irá suportar todas as operações do clube na nova Cidade Desportiva, nomeadamente a bilhética, as emissões da NEXT [canal de televisão dos bracarenses] e todos os processos de trabalho de todos os atletas e funcionários que irão fazer da Cidade Desportiva do SC Braga a sua casa». Além dos efeitos práticos imediatos na utilização do serviço, outros ganhos de eficiência serão uma realidade, nomeadamente «a recolha de dados, tais como estatísticas, análises desportivas e performance dos atletas», sendo que, desta forma, «através destas informações e insights detalhados, os treinadores podem adaptar os programas de treino, desenvolver estratégias táticas e tomar decisões com eficiência máxima, mesmo durante um jogo».
Por ocasião do anúncio da parceria, António Salvador não escondeu o seu orgulho por mais este passo pioneiro dado pelo SC Braga.
«A inovação faz parte do centro da nossa estratégia e queremos estar sempre a aperfeiçoar-nos para melhor servirmos os nossos adeptas e atletas. Acredito que o facto de termos a nossa Cidade Desportiva dotada com as melhores redes de comunicação nos vá permitir organizar ainda melhor os nossos processos, melhorar a recolha de indicadores de jogo que nos permitam otimizar a performance das nossas equipas e oferecer uma experiência melhorada a todos os adeptos», assumiu o líder máximo dos arsenalistas.
Também Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, exultou com esta parceria: «A tecnologia tem um potencial imenso no desporto, não só na gestão dos processos e maximização da eficiência nas equipas, mas também em potenciar experiências mais ricas para os adeptos. Estamos muito orgulhosos por podermos ligar todas as pessoas, treinadores, atletas, funcionários, em toda esta Cidade Desportiva, abrindo a porta a uma série de iniciativas possíveis, desde experiências com realidade aumentada ou realidade virtual, a processos de maior eficiência das equipas.»