Não tendo nascido em Braga, fez-se jogador na cantera bracarense. Gorby é ainda um menino (22 anos), mas já joga como gente grande. O jovem médio franco-haitiano está (claramente) no melhor momento da temporada e os registos recentes demonstram o peso que tem ganho na equipa arsenalista.

O presente ano civil tem sido bastante próspero para o número 29. Afinal, dos 10 jogos já realizados pelos guerreiros do Minho em 2025, Gorby participou em 9 e sempre… como titular - ficou de fora com o Lusitano de Évora (2-1), para os oitavos de final da Taça de Portugal. Em todas as outras partidas do SC Braga no último mês e meio, o médio foi opção inicial e com sucesso coletivo: seis vitórias, um empate e duas derrotas.

Formado no Nantes, Gorby chegou aos minhotos na época 2019/2020, tendo começado pelos juniores do SC Braga. Fez depois o trajeto normal dos jovens que sonham com a chegada à elite, passando pelos sub-23 e pela equipa B. A estreia na formação principal foi em 2021/2022, pela mão de Carvalhal – mais um dos mais de 20 miúdos já lançados pelo técnico na alta-roda do futebol do SC Braga -, sendo que nessa temporada Gorby contabilizou 9 jogos e uma assistência. No ano seguinte subiu as presenças para 13, antes de ser emprestado ao Paços de Ferreira, clube que representou em 36 partidas (dois golos e uma assistência).

A presente campanha ficou marcada pelo regresso à Pedreira e Gorby não tem deixado os seus créditos por mãos alheias, levando já 27 encontros disputados. Está numa fase em que pode gabar-se de ser regularmente titular, crescimento que também tem muito de… João Moutinho. É ao lado do experiente internacional português que o gaulês tem crescido a olhos vistos, sendo que a sociedade já leva quatro jogos seguidos no miolo. E sempre a somar: Lazio (1-0), para a UEFA Europa League, Moreirense (2-1), Gil Vicente (2-0) e Vitória de Guimarães (0-0), todos para a Liga.

Vítor Carvalho, que tem estado lesionado e que terá de dar à perna quando regressar, também foi importante no desenvolvimento de Gorby: já fizeram dupla no miolo em sete ocasiões. E o francês ainda privou duas vezes com Rodrigo Zalazar.

Nos terrenos que pisa no relvado, Gorby pressiona… mas também impressiona.