
Para a lenda da IndyCar Helio Castroneves, as Daytona 500 nunca fizeram parte do plano. Mas em 2025, o quatro vezes campeão das 500 Milhas de Indianapolis encontra-se na grelha, graças ao Project 91 da Trackhouse Racing e à nova regra de Isenção Provisória Aberta (OEP) da NASCAR.
Agora, assim que Castroneves se prepara para a sua estreia na NASCAR Cup Series, outro ícone da IndyCar está a insinuar um potencial salto para as corridas de stock car.
Scott Dixon—seis vezes campeão da IndyCar e um dos pilotos mais condecorados na história do automobilismo—está a considerar participar na Grande Corrida Americana.
Scott Dixon Lança Bomba de Cinco Palavras sobre a Daytona 500
Dixon, uma força dominante na IndyCar com 56 vitórias na carreira, nunca competiu na principal série da NASCAR. No entanto, enquanto torcia por Jimmie Johnson antes da 67ª Daytona 500, Dixon fez uma admissão surpreendente:
“Há sempre uma chance…”
Falando ao Frontstretch, Dixon revelou que ele e Jimmie Johnson estavam a discutir uma possível entrada na NASCAR.
“Jimmie [Johnson] e eu estávamos a falar sobre isso esta manhã. Obviamente, há muitas coisas que temos de resolver, mas vamos tentar encontrar uma solução.”
Dixon, que foi companheiro de equipa de Johnson na IndyCar, não esteve na maior corrida de Daytona na última década, mas admitiu que a experiência o fez pensar sobre um potencial futuro nos carros de stock.
“Estou entusiasmado por estar de volta aqui e a apoiar o Jimmie e alguns outros amigos que tenho aqui. Já passaram cerca de 10 anos desde a última vez que estive aqui, desde a última vez que fui à [Daytona] 500.”
Poderá Dixon entrar na NASCAR utilizando a regra OEP?
Os comentários de Dixon surgem num momento crucial para a NASCAR, uma vez que a nova regra OEP (Open Exemption Provisional) permite que “pilotos de classe mundial” contornem a qualificação para garantir um lugar numa corrida.
A regra já abriu caminho para a entrada de Castroneves na Daytona 500—apesar de dificuldades na qualificação e um acidente nas Duels—e Dixon se encaixa perfeitamente nos critérios para uma isenção.
Com a continuação da NASCAR em promover uma atratividade global, um superstar das corridas como Dixon fazendo uma aparição única ou até mesmo a tempo parcial na Cup Series poderia ser enorme para o desporto.
A Experiência de Dixon em Estilo NASCAR: Uma Base Sólida para o Sucesso?
Embora Dixon nunca tenha competido numa corrida da NASCAR Cup Series, ele não é um completo estranho ao intenso ambiente de corridas de Daytona:
- Série IROC 2004: Competiu em Daytona, terminando em oitavo
- Rolex 24 em Daytona: Competidor múltiplo, demonstrando a sua resistência e adaptabilidade
- 56 Vitórias na IndyCar: O maior número de qualquer piloto ativo, provando que ainda está no seu auge
O currículo de Dixon cumpre todos os requisitos para um piloto que poderia fazer a transição para as corridas de carros de estoque sem problemas.
Entretanto, a Preparação de Castroneves para o Daytona 500 Tem Sido uma Montanha-Russa
Enquanto Dixon contempla um futuro na NASCAR, Helio Castroneves já está a enfrentar o desafio—mas as suas semanas de velocidade têm sido tudo menos suaves.
Durante a qualificação do Duelo 1, Castroneves foi apanhado numa colisão entre vários carros, mas o seu verdadeiro problema surgiu quando tentou levar o carro de volta à box.
Num desenrolar infeliz, ele voltou a despenhar-se ao entrar na box, acabando por não conseguir voltar à pista. Apesar dos seus esforços para se afirmar na corrida, teve de recorrer à regra OEP para garantir o seu lugar na Daytona 500.
Ainda assim, Castroneves teve um momento brilhante antes da corrida da Cup Series—oferecendo uma actuação fulgurante na sua estreia na ARCA, provando que não tem medo do caos dos stock cars.
Scott Dixon é o próximo? O experimento de cross-series da NASCAR está apenas a começar
À medida que a NASCAR continua a abraçar pilotos de crossover, a chegada de Castroneves e potencialmente Dixon sinaliza uma nova onda de talento global a entrar no desporto.
A provocação de cinco palavras de Dixon pode ter sido subtil, mas a mensagem é clara:
Um grande da IndyCar pode em breve estar a perseguir a glória dos stock cars.
E se Dixon algum dia fizer a transição, a nova regra OEP da NASCAR pode ser o seu melhor bilhete para Daytona.