A imprensa espanhola não tem dúvidas de que o sorteio da UEFA Champions League foi positivo para o Barcelona. Não só pelo duelo com o Benfica, nos oitavos de final - escapando assim ao Paris Saint-Germain - como pelo caminho que ficou traçado pelo sorteio desta sexta-feira, para uma eventual presença na final de Munique.

«Sorte para o Barça», dizia a manchete da edição digital do jornal AS, logo após o sorteio, que fazia referência também a um 'Eurodérbi', a propósito do duelo entre Real e Atlético de Madrid.

«Haverá dérbi nos oitavos da Champions, após Real e Atlético terem ficado emparelhados, numa eliminatória tremenda que se decidirá no Metropolitano, palco da segunda mão. O Barcelona teve muito mais sorte e vai defrontar o Benfica. Os culés evitam o PSG e, ainda por cima, ficam do lado azul do quadro, o mais simples, que abre caminho até às meias-finais», acrescenta o mesmo jornal.

«O Barcelona teve melhor sorte», diz a Marca, que realça que a equipa blaugrana já só pode defrontar outra equipa de Espanha na final de Munique. «Boas notícias para o Barça, que, ainda para mais, defrontará o vencedor do Borussia-Lille se chegar aos quartos. Um bom sorteio, evitando o PSG, e com um bom caminho até às meias-finais», acrescenta.

O Sport, da Catalunha, fala em «generoso caminho do Barça até à final». «Muito bom sorteio em traços gerais. Embora jogue fora a segunda mão, se passar aos quartos e às meias-finais, a equipa culé evita equipas como o Liverpool, o PSG de Luis Enrique, o Real, o Atlético Madrid ou o Arsenal até à final. Ainda assim, não será fácil. Em Lisboa, o palco que tomou de assalto num jogo louco, disputado no final de janeiro, começará o caminho blaugrana até Munique», acrescenta.

«A sorte sorriu mais do que nunca ao Barça em Nyon. Era cara ou coroa no sorteio da Champions. Paris Saint-Germain ou Benfica. E calhou o quadro mais amigável, o da direita», refere a publicação com sede na Catalunha, que destaca as lesões no plantel das águias, a começar por Ángel di María.