
O Conselho de Disciplina da FPF suspendeu Frederico Varandas por 51 dias e condenou o presidente do Sporting a pagar 8568 euros por críticas à arbitragem.
Em causa estão declarações do líder leonino numa entrevista ao canal do clube em fevereiro passado, na qual criticou as arbitragens, nomeadamente Tiago Martins.
A decisão do CD surge na sequência de uma queixa da APAF por essas mesmas declarações de Varandas.
De acordo com o comunicado, o líder leonino foi condenado pela prática da infração disciplinar pelo artigo 136.º, n.º 1, que se refere à «lesão da Honra e da reputação e denúncia caluniosa». A pena inicial era de 68 dias de suspensão mas Varandas viu a mesma comutada em um quarto devido a «bom comportamento».
Ao que A BOLA apurou, o Sporting vai recorrer desta sanção para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).
De recordar que, em entrevista à Sporting TV, Frederico Varandas criticou os critérios adotados pelos árbitros na Liga, referindo que Tiago Martins atuou «condicionado» depois de ter sido visado pelo FC Porto, na sequência do jogo com o Famalicão (1-1). «Dou o exemplo do Tiago Martins no Famalicão-FC Porto, teve uma decisão na qual anulou um golo ao FC Porto e marcou um penálti para o Famalicão. Foi uma decisão correta do Tiago Martins! O FC Porto perdeu pontos e depois vimos uma comunicação old school que já vimos várias vezes e foi pedida uma reunião ao CA…», começou por dizer Varandas, em entrevista à Sporting TV, garantindo que não tem o mesmo tipo de atitude.