O Sporting perdeu frente aos polacos do LUK Lublin, por 0-3, na primeira mão das meias finais da Taça Challenge, esta quarta-feira, no Pavilhão João Rocha e desloca-se ao leste europeu em desvantagem máxima. Os leões foram derrotados pelos parciais de 18-25, 21-25 e 18-25.   

Os polacos dominaram o primeiro set, impondo a sua qualidade e experiência à formação leonina, que acusou a pressão a que foi submetida logo de entrada na partida. A equipa sportinguista ainda resistiu nos primeiros pontos, mas a partir de um empate a sete sofreu um parcial consecutivo de 0-6, que desequilibrou irremediavelmente o marcador para os visitantes. De resto, desde esse avanço expressivo do Lublin, o set foi decorrendo em toada de equilíbrio, que permitiu a esta formação chegar facilmente à vitória, por 18-25. 

O segundo set teve um arranque mais desnivelado do que o inaugural. Os polacos exploraram o desacerto do Sporting para se colocar em vantagem folgada, que atingiu a máxima diferente aos cinco pontos (5-10). Após isto, os leões reagiram, corrigiram os processos e reentraram no set com um parcial de 4-1 (9-11). Mas foi réplica fugaz. Os forasteiros ripostaram com série de 1-4, que colocou o marcador em 12-20, o que pareceu avanço desde logo decisivo. Contudo, o leão começou a mostrar as garras, averbando ainda inédito parcial favorável de 5-0 que o recolocava na discussão da partida (18-20). Só que foi outro período áureo efémero. Os verdes e brancos não conseguiram manter a regularidade exibicional em alta e consentiram um 1-4 para 19-24, não lhe valendo outro episódio de esquizofrenia positiva (2-0) para evitar a segunda derrota em sets (21-25). 

A terceira partida, finalmente, o Sporting esteve consistentemente em nível elevado, disputando-a ponto por ponto, com equilíbrio quase perfeito no marcador até aos 13 pontos, quando o Lublin voltou a adiantar-se, cavando um fosso mais uma vez intransponível para a equipa portuguesa, que cedeu por 18-25.