O feriado veio mesmo a calhar: a desculpa perfeita para acompanhar ao detalhe mais um episódio de uma das temporadas mais agitadas do leão nos últimos tempos. No primeiro dia de novembro, o Sporting vai receber o Estrela da Amadora e abrir a décima jornada da Liga Portugal Betclic.

Um leão irreconhecível: tão firme e tão tremido

A história tem vários atores, mas só um protagonista: Rúben Amorim. O Manchester United mostrou interesse, o Sporting emitiu o comunicado, a imprensa internacional diz que está fechado e Rúben... adia a decisão. As ansiadas palavras serão pronunciadas na conferência de imprensa do pós-jogo: a confirmação do grand finale ou o anúncio da continuação da série? Pergunta retórica...

O líder do banco de suplentes parece estar de malas feitas, mas os líderes em campo, para já, não tremem. Morten Hjulmand, o capitão, e Viktor Gyökeres, o goleador de serviço, marcaram na última partida, frente ao Nacional para a Taça da Liga, e mostraram ao universo leonino que os jogadores não arredam pé.

A equipa mostrou o rumo na terça-feira @Kapta+

Impedidos, contudo, de participar no duelo vão estar Eduardo Quaresma e Nuno Santos, dois leões lesionados. Do outro lado, Miguel Lopes e Bucca, também por lesão, não vão entrar nas contas de José Faria.

Uma estrela à espreita

«Para nós, este é o jogo mais importante da época, porque é o próximo. Se toda esta novela puder desviar o foco do nosso jogo, é bom, ainda que o Sporting tenha sido muito competente com o Nacional.»

José Faria reconheceu mérito, mas admitiu que este clima de instabilidade para os lados de Alvalade pode ser benéfico para um Estrela da Amadora que tem vindo a crescer. A formação tricolor só venceu pela primeira vez à sétima jornada. Porém, daí em diante, venceu também para a Taça de Portugal e empatou em casa diante do Vitória SC.

Índices melhores que o desastroso começo de temporada - dois pontos em seis jornadas - e, por consequência, que o preocupante registo forasteiro: apenas um ponto conquistado fora de portas - na primeira jornada, contra o SC Braga.

Os dados são entusiasmantes e estão lançados. A instabilidade continuará apenas fora das quatro linhas ou o Estrela tirará proveito deste leão perturbado e com dúvidas em relação ao futuro? Que bela forma de dar o pontapé de saída na décima jornada!