
A seleção portuguesa masculina de andebol defronta esta quinta-feira a Roménia, em Constanta, neste país, no penúltimo jogo da fase de qualificação para o Euro 2026, que terminará frente a Israel, três dias depois, no domingo. Neste duplo compromisso, em que ambas as partidas decorrerão no mesmo local, a partir das 17h00 (portuguesas), Portugal tem como objetivo a primeira posição do Grupo 8, depois de ter assegurado o apuramento passado para o Europeu a 16 de março, em Odivelas.
A Seleção soma três vitórias em casa, frente a Roménia, Polónia e Israel, e um empate, no único jogo disputado fora, com os polacos. Para garantir o primeiro lugar do grupo, um ponto basta a Portugal.
A semana de trabalhos começou com a chamada de José André, jovem central do ABC, devido a problemas físicos de Vasco Costa, que foi forçado a abandonar o estágio. André, de 24 anos, regressa à Seleção depois ter sido convocado por Paulo Pereira aquando da preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
«Sinto-me muito bem por estar de volta, é mais um sonho tornado realidade. Tenho lutado muito para voltar à Seleção e é sempre um prazer representar Portugal. Há muitas caras conhecidas, embora seja um grupo bastante diferente do que eu encontrei da última vez. Há uma renovação, muitos jogadores novos… com alguns deles já tive oportunidade de trabalhar em clubes ou nas seleções jovens. Sinto-me muito bem, são colegas fantásticos. Na Roménia, acho que vai ser tudo positivo para toda a gente, para crescermos todos. Temos todos muita ambição. É muito bom para nós jogadores sentirmos esta responsabilidade, temos todos a ganhar», declarou José André aos canais de comunicação da Federação Portuguesa de Andebol.
O selecionador Paulo Pereira faz um balanço positivo dos primeiros dias de estágio, em véspera de viagem para a Roménia. «Para já tem sido ótimo. Não há ninguém com nenhum tipo de falta de motivação, portanto está tudo muito comprometido. É pena termos só três dias para preparar uma equipa nova», começou por analisar.
«A Roménia e Israel mantêm relativamente a mesma convocatória, coisas que já trazem de trás. Nós temos alguns jogadores que já têm vindo, mas é uma minoria. Portanto, é sempre mais difícil. De qualquer forma, tem sido um prazer imenso. Embora só vamos fazer três treinos em Santo Tirso e teremos um treino curto na Roménia. Portanto, são quatro. Sendo pouco, é também motivador, porque é um desafio para toda a gente, para eles e para mim, para ver se conseguimos ter uma equipa competitiva», afirmou o técnico nacional.
«Tivemos este infortúnio de não ter o Vasco Costa e acabámos por modificar um pouco o plano que estava previsto. Vamos ver se não sentimos muito, em termos defensivos, este problema. De qualquer maneira, o André José também vem com outro tipo de funções diferentes do Vasco Costa. Oxalá que possamos ser competitivos nestes dois jogos», concluiu Paulo Pereira.