O base esloveno Luka Doncic vai deixar os Dallas Mavericks para jogar nos LA Lakers na liga norte-americana de basquetebol (NBA), enquanto o poste Anthony Davis vai fazer o caminho inverso, foi este domingo anunciado.

O surpreendente negócio a envolver duas das grandes figuras da NBA foi anunciando por diversos meios norte-americanos e mais tarde confirmado pela direção dos Dallas Mavericks.

Doncic, de 25 anos, era o principal rosto dos Dallas Mavericks e a grande figura que conduziu a equipa à final da NBA em 2024, que foi conquistada pelos Boston Celtics, do português Neemias Queta.

Nos Lakers, Doncic vai encontrar Lebron James, que aos 40 anos continua a ser uma das estrelas da NBA, com a formação de Los Angeles a assegurar o futuro com a presença do base esloveno.

Já Anthony Davis, que chegou aos Lakers em 2019 e conquistou o título em 2020, vai juntar-se a Kyrie Irving nos Dallas Mavericks, com o diretor geral da franquia, Nico Harrison, a afirmar que é a defesa que ganha campeonatos.

"Acho que é a defesa que ganha campeonatos. Penso que teremos mais hipóteses [de ganhar o título da NBA] com um dos melhores postes e simplesmente um dos melhores jogadores defensivos da NBA. Estamos preparados para vencer agora e no futuro", disse Nico Harrison à ESPN.

Os problemas físicos que têm afetado Luka Doncic estão a ser apontados como a razão que levaram os Mavericks a avançar para esta troca inesperada, com o esloveno a alinhar em apenas 22 dos 49 da equipa esta temporada.

De acordo com a ESPN, o acordo entre os Lakers e os Mavericks também inclui a chegada a Dallas do poste Max Christie e de uma escolha de primeira ronda do draft em 2029, enquanto Maxi Kleber e Markieff Morris seguem com Doncic para o formação californiana.

Ainda no âmbito do acordo, os Utah Jazz vão receber o extremo dos Lakers Jalen Hood-Schifino.