José Augusto Neto Ferreira, treinador de guarda-redes do Elvas, foi suspenso por 90 dias e multado em 1.020 euros pelo Conselho de Disciplina da FPF (Secção Não Profissional), por insultar um jogador adversário num jogo desta época com o Alverca B, a contar para o Campeonato de Portugal.  

"Vai te f... pá, vai para a tua terra preto do c..." foi a expressão atribuída ao técnico ao dirigir-se a um jogador dos ribatejanos (Gustavo Godinho), no jogo realizado a 10 de novembro passado. 

Segundo o acórdão, os factos em causa, presenciados pelas equipas de arbitragem – que lhe mostrou na altura o cartão vermelho - e delegados da FPF, constituem "expressão discriminatória em função da raça e da cor da pele". Lembra o CD que é punível qualquer agente desportivo que, "através de qualquer meio de expressão, ofenda a dignidade de agente desportivo ou espectador em razão da sua ascendência, género ou identidade de género, deficiência, raça, nacionalidade, etnia, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual".

Refira-se que José Ferreira foi suspenso preventivamente e já cumpriu 30 dias de castigo, que serão descontados agora à pena aplicada. O que significa que esta estará cumprida em meados de fevereiro.

A decisão foi tomada por unanimidade pelos membros do Conselho de Disciplina.