Mathieu van der Poel definitivamente não começou bem o novo ano. Depois da ausência em última hora, por lesão, no dia 1, do GP Sven Nys em Baal, na Bélgica, a 5.ª ronda do Troféu X²O Badkamers, o campeão mundial de ciclocrosse falha a 6.ª etapa desta competição, esta sexta-feira, em Koksijde, no mesmo país, e está em dúvida também para domingo, em Dendermonde (Bélgica), na 9.ª etapa da Taça do Mundo, onde é aguardado o segundo confronto da temporada com o arquirrival Wout van Aert.

A equipa do corredor neerlandês, Alpecin-Deceuninck, anunciou a informação nas suas redes sociais, detalhando as causas. «As dores nas costelas persistem, causando um desconforto significativo, especialmente em terrenos mais pesados. Como resultado, não participará no evento de amanhã [sexta-feira] do Troféu X2O, em Koksijde», refere a formação na publicação, em que acrescenta: «Sobre a sua participação em Dendermonde, na Taça do Mundo, domingo, Mathieu e a equipa tomarão uma decisão no sábado».

Mathieu van der Poel também se pronunciou na referida nota. «Isto é realmente dececionante, porque Koksijde é uma das minhas corridas favoritas. Foi onde conquistei o meu primeiro título mundial, por exemplo. Mas é muito cedo [para regressar à competição]. Espero estar pronto para Dendermonde, embora receie que seja também muito em cima», afirmou o neerlandês.

Dominador na temporada, com cinco vitórias em cinco corridas, Van der Poel viu-se forçado a abdicar do GP Sven Nys no próprio dia da prova (dia 1). A Alpecin anunciou-o através de mensagem nas suas redes sociais, na qual explicava que Van der Poel sofria de «fortes dores na região das costelas, sequelas da queda no Superprestige em Loenhout, em que embateu numa estaca», e que «o desconforto se agravou nos últimos dias».

«Depois de consultar a equipa médica, Mathieu tomou a difícil decisão de desistir da corrida», informava a equipa.

O incidente em causa ocorreu no dia 27 de dezembro, quando o neerlandês venceu o primeiro duelo com Wout Van Aert, único até ao momento da temporada. Todavia, já depois dessa corrida, Van der Poel somou o quinto sucesso em outras tantas provas, ao vencer a prova da Taça do Mundo em Besançon, França. Os problemas nas costelas, pelos vistos, agravaram-se após esta participação.