O triatleta português Vasco Vilaça foi hoje medalha de prata em Yokohama, Japão, segunda prova do Campeonato do Mundo, sendo apenas superado pelo australiano Matthew Hauser.

Vilaça demorou mais seis segundos (1h41,14) do que o vencedor, numa prova em que o outro português presente, Ricardo Batista, cortou a meta em sétimo lugar, 1,04 minutos depois de Hauser ter cumprido o percurso.

Maria Tomé, a única portuguesa em ação, terminou no 10.º lugar após gastar 1h52,42, mais 1.18 minutos do que a vencedora desta que foi a segunda das seis etapas das World Series, a luxemburguesa Jeanne Lehair.

O terceiro segmento da prova, os 10 quilómetros de corrida, foi muito disputado e Hauser só conseguiu garantir a vitória no final, numa altura em que Vasco Vilaça até liderava e parecia caminhar rumo à vitória - foi terceiro na etapa de estreia em Abu Dhabi - mas não conseguiu reagir ao ataque do australiano, que, no ano passado, tinha sido segundo no percurso japonês.

O australiano superou o Vasco Vilaça e o brasileiro Miguel Hidalgo mesmo no final de uma corrida emocionante, depois do trio ter deixado para trás toda a concorrência, numa prova complicada, sob ventos fortes e chuva lateral, reduzindo o grupo a três candidatos no início da última volta.

Com este resultado, Vilaça mantém o bom início de temporada e ocupa o segundo lugar do ranking mundial, com 1.566,72 pontos, apenas superado por Hauser, que lidera com 1.693,75.

Após o seu sétimo lugar, Ricardo Batista surge na quarta posição do ranking, com 1.134,29, enquanto Maria Tomé, que efetuou o seu primeiro evento, é 16.ª na classificação feminina, com 495,76.

A próxima etapa das World Series realiza-se dia 31 de maio, em Itália.