Azule Energy, companhia de energia integrada e autónoma, foi a vencedora dos Prémios Responsabilidade Social Angola 2025, na categoria de Petróleo, Gás e Minas.

A empresa venceu na categoria com projecto de responsabilidade social de “Cirurgia Cardíaca”, em que investiu um total de 22 milhões de dólares.

A Azule Energy estava a concorrer na mesma categoria com as empresas Cabinda Gulf e a Hipermaquinas Angola. O anúncio foi feito pela administradora executiva da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Nicola Isabel de Mvuayi.

Segundo o CEO da Azule Energy, Adriano Mongini, este reconhecimento mais do que uma celebração é um testemunho de impacto que podem alcançar juntos e unindo forças em prol de um propósito maior.

“É com imensa honra e gratidão que recebo este prémio, em nome da Azule Energy e de toda equipa envolvida no projecto de capacitação de serviços de cirurgia cardíaca, projecto este que abraçamos com todo o nosso coração”, agradeceu o CEO.

O projecto de três anos, explicou, foi idealizado com o objectivo de capacitar profissionais de saúde do serviço de cirurgia cardíaca do Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardial Dom Alexandre do Nascimento (CHDCP), permitindo ampliar a capacitação de diagnósticos e tratamento para milhares de pessoas.

“Investimos em conhecimento e formação, e estamos também a investir na vida e na esperança de muitos”, sublinhou.

No entanto, segundo avançou, foram capacitados 1400 profissionais de saúde de diversas áreas e 29 profissionais de gestão hospitalar e realizados mais de mil procedimentos cirúrgicos invasivos e não invasivos.

O CEO manifestou o seu orgulho em trabalhar com todos os intervenientes do projecto, nomeadamente o Ministério da Saúde, o Complexo hospitalar Dom Alexandre do Nascimento e todos que, de forma incansável, têm demonstrado o seu compromisso, visão, humanidade e empenho no projecto.

“Este prémio pertence a cada um de vocês, estamos a trabalhar para renovar esta parceria em mais de três anos para beneficiar outras unidades hospitalares de referência no país, através de capacitação de profissionais de saúde”, frisou.

Para o ano de 2025, a empresa prevê investir 15 milhões de dólares no acesso acesso à água, saúde, educação, agricultura, empreendedorismo, energia solar e ambiente.