A Caixa Crédito Agrícola lança nesta segunda-feira a 12.ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação, com candidaturas abertas até 30 de junho. O banco vai atribuir um total de 30 mil euros com estas distinções que visam identificar, premiar e apoiar o que “de melhor se faz no nosso país nos setores agrícola, agroalimentar e florestal”.

A edição deste ano, revela a instituição em comunicado, acrescenta quatro novas categorias. A primeira, Novas Tecnologias na Produção Agrícola, destina-se a “soluções inovadoras [que] visem contribuir para a otimização da produção agrícola e subsequente redução do impacto ambientar. A categoria Resiliência de Pequenos Agricultores e Comunidades Rurais dirige-se a projetos que apoiem a agricultura familiar e promovam o desenvolvimento rural, através da valorização da produção local e de variedades regionais, entre outros. O prémio Conservação dos Ecossistemas Florestais visa “projetos focados na proteção e gestão sustentável de florestas”. Por fim, a vertente de Inovação na Cadeia de Valor premeia iniciativas que ofereçam melhorias ao longo de toda a cadeia de valor, desde o produtor até ao consumidor final.

Além destas novas categorias, estão incluídas também as já existentes: Projeto de Elevado Potencial promovido por Associado Crédito Agrícola, Menção Honrosa | Inovação em Parceria e Distinção BfK Awards by ANI.

Cada uma das quatro novas categorias, bem como o projeto promovido por associado Crédito Agrícola, atribuem um prémio de 5 mil euros. Já os dois restantes correspondem a prémios de 2500 euros.

A candidatura pode ser submetida através do ‘site’ disponibilizado pelo banco.