
Uma falha geral de electricidade afecta hoje, desde às 11h30 Portugal inteiro, de norte a sul, e várias zonas em Espanha, França e Alemanha.
Os cortes de energia afetaram as comunicações, os aeroportos e as redes de transportes ferroviárias (metropolitano incluído) em Espanha e em Portugal. Os semáforos e os centros comerciais também foram afectados nos dois países.
“Segundo a E-Redes, a interrupção deveu-se a um problema na rede elétrica europeia, que afectou a rede nacional. Por indicação da REN, foi necessário proceder a cortes de energia em algumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede. A reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva”.
O ‘apagão’ também afectou regiões de Espanha e França, devido a avarias em linhas de muito alta tensão de 400.000 volts. Em Espanha, comunidades autónomas como Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia foram impactadas. Em França, a Costa Basca e a região da Borgonha também registaram cortes de energia.”
Hipótese de ciberataque está a ser analisada
Em declarações esta manhã à RTP 3, o ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal admitiu que o ‘apagão’ energético que afecta o país possa ser devido a um ciberataque, confirmando que está também a afectar Espanha, França e Alemanha.
Questionado sobre a possibilidade de ser um ciberataque, Manuel Castro Almeida respondeu haver essa possibilidade, mas que não está confirmada. “Há essa possibilidade, de facto”, referiu o ministro, salientando que tinha ainda pouca informação e que a que dispunha não era confirmada.
“Sei que abrange vários países da Europa – Portugal, Espanha, França e Alemanha e creio que também Marrocos”, referiu Castro Almeida, para quem em causa está uma “coisa em grande escala que, pela dimensão que tem, é compatível com um ciberataque”,
Governo português cria grupo de acompanhamento
Entretanto, o Governo de Portugal criou já um grupo de trabalho para acompanhar o ‘apagão’ que afecta Portugal de Norte a Sul e outros países europeus e aponta que o problema “terá tido origem” fora de Portugal.
“Terá sido, aparentemente, um problema na rede de transporte, cuja razão ainda está a ser identificada, aparentemente, em Espanha”, disse à Lusa o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
O ministro disse ainda que o Governo está a trabalhar, em conjunto com agentes públicos e privados, para “o mais rapidamente possível” retomar a situação de normalidade no fornecimento de energia, embora sem apontar prazo.
Apagão afecta comunicações em Espanha
O “El Mundo” escreve que em Espanha, as linhas telefónicas estão cortadas em todo o país e a electricidade falhou no aeroporto internacional de Barajas, em Madrid.
Ainda em Espanha, o El País acrescenta que o governo espanhol está a investigar os cortes de energia com diferentes equipas técnicas de vários Ministérios. A Red Eléctrica espanhola, a empresa pública do país responsável pelas ligações, refere que estão em curso trabalhos para resolver o problema.
Na rede social X, a empresa diz ter activado planos para restabelecer o fornecimento de electricidade em colaboração com as empresas do sector, após a ocorrência zero no sistema peninsular. “As causas estão a ser analisadas e estão a ser utilizados todos os recursos para a sua resolução”, acrescentam a Red Eléctrica espanhola.
O Instituto Nacional de Cibersegurança (INCIBE) espanhol está também a estudar o ‘apagão’, caso se trate de um ciberataque. Para já, ainda não têm uma conclusão.
Em Portugal, o “apagão” não afectou as duas regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Em Espanha, a situação é semelhante: as Ilhas Canárias e Baleares não foram igualmente afectadas, segundo os jornalistas do El País.
As Ilhas Canárias têm seis sistemas de energia isolados, um por ilha. Estão isoladas de Espanha continental e umas das outras. As Ilhas Baleares são constituídas por dois sistemas separados: Maiorca-Menorca e Ibiza-Formentera. Estão interligados entre si, mas também com a Espanha continental através de um cabo submarino.
Com Lusa