
O Festival Internacional de Cinema IndieLisboa, que acontecerá entre o dia 01 a 11 de Maio, na capital de Portugual, conta este ano de 2025, com 13 filmes lusófonos.
De acordo com um dos directores do festival, Carlos Ramos, o festival tem uma selecção diversificada de longas e curtas-metragens com cariz da África lusófona e Brasil.
Carlos Ramos destacou duas produções lusófonas presentes na Competição Nacional, “Balane 3”, do português Ico Costa que regressa ao festival com uma obra filmada em Moçambique e “Hanami”, da luso-cabo-verdiana Denise Fernandes que estreia-se em longa-metragem.
O director disse que os filmes lusófonos estão espalhados por diferentes secções, mas sublinhou que as produções brasileiras no festival são “sempre bastante presentes”.
Um dos filmes oriundos do Brasil, presente na categoria IndieMusic, segundo a Lusa, Ramos refere que é “Milton Bituca Nascimento”, de Flávia Moraes, uma homenagem ao cantor e compositor, acompanhando a sua digressão de despedida — com passagem por Portugal — e contando com depoimentos de artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Carminho e Maro.
“Nesta secção, há um objectivo de mostrar filmes que estejam a ser feitos por realizadores lusófonos sobre músicos lusófonos, pela ligação que existe a Portugal e a Lisboa”, acrescentou.