
Depois do sucesso das edições passadas, o Hotel Intercontinental de Luanda acolhe na noite desta Sexta-feira, 11 de Abril, a 3ª edição dos Prémios Forbes Responsabilidade Social (PRS) – Angola 2025, um evento que distingue o compromisso das empresas na construção de um futuro mais justo e próspero para todos os angolanos.
Sob a organização do Grupo Media Nove, detentora de títulos como a Forbes África Lusófona, a Forbes Portugal e O Jornal Económico [de Portugal], estes prémios têm como objectivo destacar o papel essencial da responsabilidade social no desenvolvimento do país. Este ano, o evento reforça o seu lema central – a celebração da paz em Angola –, premiando empresas que, através das suas iniciativas, têm transformado vidas e impulsionado o progresso nacional.
Serão reconhecidas empresas de sectores fundamentais como Agricultura, Transporte e Logística, Comércio e Indústria, Engenharia e Construção, Petróleo, Gás e Minas, entre outros, pelo impacto positivo que têm gerado nas comunidades.
Para esta edição, o corpo de júris é presidido pelo jurista Carlos Feijó e integra outras quatro individualidades de reconhecido prestígio e currículo, designadamente Delfina Cumandala, presidente da Cruz Vermelha Angola; Gilvan Bueno, sócio-fundador da Financier Educação SA; Waldemar Bento, assessor financeiro internacional; e Nilza Rodrigues, directora editorial da Forbes Portugal e Forbes África Lusófona.
Estão nomeadas pelo júri 25 empresas, de mais de 100 candidaturas recebidas – mais que o dobro do ano passado, um recorde desde a edição de estreia, em 2023 –, distribuídas em oito categorias, com três nomeados por cada uma delas, excepção feita à categoria “Sector Público Empresarial, que conta com quatro nomeados, cujas vencedoras serão conhecidas nesta noite, numa gala abrilhantada pelo músico angolano Matias Damásio.
Mais do que uma cerimónia, os Prémios Forbes Responsabilidade Social Angola tornaram-se uma plataforma de inspiração e promoção de boas práticas empresariais, criando uma rede de líderes empenhados em garantir um crescimento sustentável e inclusivo.
Os Prémios de Responsabilidade Social são um reconhecimento do poder de agir pelo bem comum. O evento celebra as empresas que, com visão e propósito, estão a moldar o presente e o futuro de Angola.
Recordamos-lhe abaixo a lista completa dos nomeados para a 3ª edição dos Prémios Forbes Responsabilidade Social – Angola 2025:
Agricultura, Transporte e Logística
1- DHL Express
2- DP World
3 – ADRA
Comércio e Indústria
1 – Jirétour’s Investimento e Empreendimento
2 – PEDR
3 – Coca-cola e Refriango
Telecomunicações e Tecnologias de Informação
1 – Ucall
2 – Solutec AO
3 – TIS
Engenharia e Construção
1 – MCA
2 – Mitrelli
3 – Teixeira Duarte
Sector Financeiro
1- Banco de Fomento Angola (BFA)
2 – Banco Angolano de Investimento (BAI)
3 – Academia de Seguros e Fundo de Pensões (ASFP) Angola
Petróleo, Gás e Minas
1-Azule Energy
2 -Cabinda Gulf
3 – Hipermaquinas Angola
Sector Público Empresarial
1- Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo
2- Empresa Portuária de Luanda – EP (Porto de Luanda)
3 – Sonangol E.P.
4 – Sociedade Gestora de Aeroportos, S.A.
Heróis Anónimos
1- Associação Ana Elisa
2 – Associação Volta a África
3 – ECOANGOLA, Associação para Sustentabilidade e Ambiente R.L