O primeiro-ministro francês, Michel Barnier, recuou hoje na proposta de aumentar os impostos sobre a eletricidade, procurando presuadir a extrema-direita a não derrubar o seu Governo minoritário de centro-direita, o que desencadearia uma "tempestade" económica e financeira.
O documento foi aprovado por maioria, com 22 votos a favor do PSD, cinco do Chega, dois do CDS-PP e um do PPM e 22 votos contra do PS, um do BE, um da IL e um do PAN.
"Consideram-se elegíveis os jovens trabalhadores que legalmente apresentem declaração do IRS conjunta com outros sujeitos passivos, designadamente com ascendentes", refere a proposta do PAN, aprovada hoje no quarto e último dia das votações na especialidade do OE2025.
Os veículos elétricos destacaram-se com um aumento da procura de +80% e um crescimento da oferta de +68%. Os automóveis a gasolina também mostraram resultados positivos, com um aumento de +8% na procura e +5% na oferta. Em contrapartida, a procura por veículos a diesel manteve-se estável.
O início de produção da refinaria da empresa da Bondalti e José de Melo, a Lifthium, está marcado para 2027. Mas a decisão final ainda não foi tomada, numa altura em que se nota turbulência no setor.
Os pensionistas poderão receber em 2025 um suplemento extraordinário em função da execução orçamental, segundo uma proposta hoje aprovada no parlamento.
A transição energética, a inovação tecnológica e a aposta no financiamento às pequenas e médias empresas (PME) devem ser prioridades do ‘leasing’, ‘factoring’ e ‘renting’ em Portugal, segundo uma análise da ALf e da Deloitte.
O parlamento aprovou hoje por unanimidade o alargamento da pensão de invalidez, direitos e regalias aos deficientes civis que, não sendo militares, viram a sua capacidade afetada no cumprimento de serviço militar ou apoio às Forças Armadas.
A Escola Vasco da Gama, em Sines, foi o palco do lançamento do projecto “Superpowers Portugal”, uma iniciativa que visa capacitar professores do pré-escolar e primeiro ciclo com ferramentas essenciais para o desenvolvimento de competências digitais e socioemocionais em crianças dos quatro aos oito
A proposta do PS que reduzia dos atuais 2% para 0,5% a comissão máxima nas amortizações antecipadas dos empréstimos à habitação foi hoje chumbada no parlamento, durante as votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).
O aumento da procura por lítio colocou a Europa perante um paradoxo: a necessidade urgente de explorar este recurso dentro das suas fronteiras para reduzir dependências externas, ao mesmo tempo que se confronta com os impactos ambientais, económicos e sociais associados à sua extração. Este dilema é
A consultora aveirense CFA antecipa fechar o ano com quatro milhões de euros de faturação. Pretende entrar para o Top 10 do mercado nacional de auditoria.
Maioria das lojas analisadas continua a não respeitar a lei das vendas com redução de preço e tinha, há menos de um mês, produtos com preços mais baixos.
As praças europeias registaram subidas pouco expressivas, assim como aconteceu em Lisboa. A cotada da construção valorizou mais do que qualquer outra cotada, acima de 1%.
A Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL) quer o apoio do Instituto Português do Oriente (IPOR) para começar a certificar a proficiência em língua portuguesa, disse o reitor da instituição.
"Estamos convictos de que estas alterações nos aproximarão ainda mais dos nossos espectadores, fortalecerão as nossas marcas e darão continuidade ao respeito pelos princípios jornalísticos que nortearam a criação do grupo", indica o CEO da dona da SIC e do Expresso.
As duas concessões portuárias foram prorrogadas até 2034, para implementar um novo pacote de investimentos que vai melhorar as condições operacionais dos terminais.
"O investimento médio por posto situa-se nos 500 mil euros, representando um total estimado de 25 milhões de euros até 2026", explica a empresa que esta semana abriu o terceiro posto.
A Pepco, uma das marcas que mais se tem destacado no segmento de retalho de preços acessíveis na Europa, abriu duas novas lojas em Portugal esta semana, em Vila Nova de Gaia e em Alverca.
O empresário e consultor português na área do luxo foi escolhido para integrar, pela primeira vez, a lista das 100 personalidades mundiais mais influentes na indústria do luxo.
O Tribunal "detetou falhas na elaboração e aplicação da legislação e de outras medidas e, além disso, não existia um sistema adequado de acompanhamento do desempenho" para avaliar a sua eficácia.