
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, esta segunda-feira, uma mudança nas regras para as votações dos célebres prémios de Cinema. Os membros da Academia dos Óscares vão passar a ser obrigados a ver todos os filmes nomeados para poderem escolher um vencedor.
“Os membros da Academia devem agora ver todos os filmes nomeados em cada categoria para poderem votar na ronda final dos Óscares”, declarou a Academia, em comunicado .
A nova regra será aplicada já a partir da próxima edição dos Óscares, que deverá acontecer a 15 março de 2026.
A Academia não explicou como vai verificar se os votantes viram todos os filmes nomeados. A revista The Hollywood Reporter aponta, contudo, que um método possível será o acompanhamento da visualização de cada filme através da plataforma de streaming da própria Academia, que é exclusiva para os membros.
Até aqui, bastava aos membros da Academia darem a sua palavra de honra, garantindo que tinham visto os filmes – embora, na prática, isso, muitas vezes, não acontecesse.
Outra das novas regras para os prémios anunciada esta segunda-feira tem a ver com a utilização de inteligência artificial nos filmes, ficando estabelecido que não é motivo para desqualificar um nomeado.
“No que diz respeito à inteligência artificial generativa e a outras ferramentas digitais utilizadas na realização do filme, estas ferramentas não ajudam nem prejudicam as hipóteses de receber uma nomeação”, é explicadono comunicado.