Rod Stewart celebra esta sexta-feira 80 anos. A poucos meses de mais uma atuação em Portugal, o artista conhecido pelos sucessos dos anos 1970 "Maggie May", "Sailing" e "Da Ya Think I'm Sexy?", está de boa saúde, a dar concertos e rodeado de muitos fãs.
Ao longo das últimas seis décadas, Rod Stewart, nome incontornável na história do Rock & Roll, teve uma produção musical regular e o seu mais recente álbum "Swing Fever" é uma colaboração com o pianista Jools Holland e este último disco liderou as vendas de álbuns do Reino Unido em 2024.
Os prémios têm pontuado a sua carreira, incluindo o Brit Award for Outstanding Contribution to Music de 1993 e um prémio Grammy pelo álbum "Stardust: The Great American Songbook, Volume III", em 2005.
O nome do cantor e compositor britânico foi também por duas vezes indicado para o ‘Rock & Roll Hall Of Fame’.
Na vida pessoal, Stewart vai já no terceiro casamento. Penny Lancaster-Stewart é a sua atual mulher e o casal tem dois filhos, mas Stewart será pai de oito filhos no total.
Digressão "One Last Time", será mesmo “Uma Última Vez”?
Além de estar de volta ao palco do famoso festival de música de Glastonbury, no final de junho, o músico britânico tem uma série de concertos agendados na Europa e na América do Norte ao longo de 2025.
Para 13 de maio está marcada a atuação na Meo Arena, em Lisboa. O concerto integra a digressão “One Last Time” e à semelhança do que tem acontecido nesta tournée, espera-se que apresente êxitos como “Da Ya Think I'm Sexy”, “Have I Told You Lately That I Love You” ou “The First Cut is the Deepest”.
O cantor britânico já atuou mais de 30 vezes em Portugal, a última foi em 2023, também no mesmo palco em Lisboa, onde se vestiu de azul e amarelo, em solidariedade com o povo ucraniano.
Apesar do anúncio de que esta seria a última grande digressão do cantor, Rod Stewart também já fez saber que não tem intenção de se afastar dos palcos.
“Não tenho vontade de me reformar”, escreveu no Instagram no final de 2024.
“Amo o que faço e faço o que amo. Estou em forma, tenho uma farta cabeleira e posso correr 100 metros em 18 segundos”.
Rod Stewart é um dos artistas do mundo com mais discos vendidos, mais de 250 milhões, segundo estimativas do final de 2024.
Batalha contra o cancro
Em 2019, Rod Stewart revelou que travou, em segredo, uma luta contra o cancro da próstata.
“Há dois anos fui diagnosticado com cancro da próstata. Ninguém sabe disto mas achei que chegou o momento de falar sobre o assunto”, começou por dizer. O cantor foi diagnosticado com a doença em fevereiro de 2017, depois de fazer uns exames de rotina.
O artista acrescentou que estava livre da doença: “Agora estou limpo porque o cancro foi diagnosticado muito cedo. Passei por muitos testes. Temos mesmo de ir ao médico”, sublinhou.