Frederico e Mary da Dinamarca têm uma história de amor que encanta os seguidores atentos da realeza. O casal conheceu-se em 2000 durante os Jogos Olímpicos na Austrália.

O relacionamento foi mantido em segredo e a 24 de setembro de 2003, Margarida II, mãe de Frederico e rainha à época deu o seu consentimento para o casamento. A cerimónia de casamento de Frederico, Príncipe Herdeiro da Dinamarca, e Mary Donaldson foi realizada em 14 de maio de 2004 na Catedral de Copenhaga na Dinamarca.

Leia mais: Frederico X- O significado especial da pulseira que usou no dia da coroação

Em 2024, a 14 de janeiro, chegou o dia que eventualmente esperavam e após abdicação da rainha, Frederico X tornou-se rei da Dinamarca.

Os gastos descontrolados de Frederico e Mary da Dinamarca

Recentemente, segundo a imprensa internacional, após um ano de reinado foram feitas as contas que apontam uma despesa diária superior a 17 mil euros por dia, sendo que não inclui ainda os gastos de manutenção e renovação das residências nem os salários dos empregados. Os media dinamarqueses, o SE og HOR aponta: “Gastaram nada menos que 47.265.000 coroas dinamarquesas no ano passado em bens e serviços”, o que equivale a cerca de 6,3 milhões de euros.

Texto: Maria Constança Castanheira; Foto: Reprodução: Instagram Oficial dos Reis da Dinamarca (DIVULGAÇÃO)

Para ler ainda:

Ex do rei precisou de terapia após fim da relação: “É terrível”