O dia 20 de janeiro seria de celebração, mas tornou-se num dos mais tristes para Catarina Miranda. A antiga concorrente do Big Brother despediu-se do avô no dia em que completou 26 anos. Manuel Ramalho Miranda morreu no dia 19, aos 74 anos, depois de estar doente há um ano. Rosário Miranda, que também ficou conhecida depois da participação da neta no reality show da TVI, apresentado por Cláudio Ramos, era o rosto de dor. “Ele estava em casa, não estava internado, mas já estava doente há muito tempo. Sei que ele tinha uma consulta ou ia mostrar alguma coisa ao médico, mas não estava internado”, conta à nossa revista uma fonte próxima da família. Os dois estiveram casados cerca de 58 anos e só a morte os separou.

Em maio de 2024, Rosário Miranda esteve no programa Dois às 10 para defender Catarina Miranda, que estava dentro da casa, e já nessa altura revelou que o marido estava doente. “Ele está doente, um bocadinho ruim para andar”, respondeu a Cristina Ferreira quando a apresentadora lhe disse que gostava de conhecer o seu marido. “A menina vai a Almeirim pergunta pelo Sr. Miranda, que o meu marido foi polícia, e veja se há alguém que diga mal do Miranda ou da mulher do Miranda (…) Foi o meu único namorado. (…) Ele era paraquedista e começou a andar atrás de mim, tinha eu 15 anos”, disse na altura. O corpo de António Miranda esteve em câmara ardente na Casa Mortuária de Almeirim, na segunda-feira, 20, e seguiu depois para as cerimónias religiosas, na capela do cemitério de Almeirim, onde foi sepultado.

Catarina Miranda esteve sempre presente e embora tente esconder muitas vezes o que lhe vai no coração, Sérgio Duarte, também ele antigo concorrente do Big Brother, revela que a ribatejana sofreu um duro golpe. “Ela ficou em minha casa [N.R.: depois de saber da notícia] porque estava mais em baixo e como estava na avó, acabou por vir ter connosco. É sempre um refúgio. Ela não transparece muito aquilo que está a sentir, guarda muito para ela, mas nota-se que não está bem. Veio um bocadinho no refúgio das meninas”, começa por partilhar o GNR, em exclusivo à TV 7 Dias.

Sem se querer alongar muito, Sérgio revela que Catarina Miranda soube da morte do avô durante uma viagem de negócios ao Norte para a sua loja Desgosto, onde levou a mãe, Carla Miranda, como companhia. “Recebeu a notícia durante a tarde e veio logo para baixo, para Almeirim. Só sei que ela ia tratar do negócio dela, comprar mercadoria, e ia com a mãe. Foi muito complicado. Ela faz anos hoje [N.R.: dia 20], como ela estava muito em baixo veio cá dormir a casa, ter com as meninas que ela adora, a Vanda até lhe comprou um bolo de surpresa e cantámos os parabéns à meia-noite. Ela deu-nos um abraço mais longo aos dois. Dormiu com a minha filha Leonor”, partilha Sérgio Duarte.

“Foi um drama por causa da CMTV e da TVI”

Catarina Miranda tinha um jantar de aniversário marcado num restaurante em Almeirim, com alguns amigos e família para celebrar a data, mas o mesmo foi cancelado na hora em que soube que tinha ficado órfã de avô. “Não está com cabeça para isso, nem a família. Não sei dizer quem ia, mas nós íamos claro. Esta situação toda em que ela perde o avô no dia antes de fazer anos. Ainda por cima uma pessoa que ela tinha muita ligação, passa a vida na casa da avó”, lembra o amigo, defendendo aquela que na casa era uma das suas antagonistas. “Sou defensor dela porque eu a conheço. Não tem um feitio fácil? Eu acho que nenhum é. Ela não faz sorrisos forçados e não finge que gosta. É verdadeira e isso mete medo. Ela tinha estado mais em baixo estes tempos, lá em casa sente-se bem, é um refúgio, a minha mulher tem uma grande amizade por ela. Eu conheci a Catarina no programa e hoje conheço-a cá fora, se as pessoas a conhecessem como as minhas filhas a conhecem, gostavam dela como elas gostam. É o maior elogio que eu lhe posso dar”, sublinha.

Sérgio Duarte põe ainda o dedo na ferida. “Julgam-na por tudo o que ela diz e faz. Foi um drama por causa da CMTV e da TVI, ela só me falou bem das pessoas de lá. Ela é esforçada, tem jeito. A Catarina é uma pessoa que sabe o que quer e vai atrás do que quer. E isso incomoda muita gente. Qualquer coisa é criticada. A Catarina nunca me falou mal de um colega, disse que estava a realizar um sonho, que as pessoas eram muito queridas com ela, que a abordavam, levavam flores. Foi afastada. De repente vai para a CMTV, sei que houve uma polémica com a Ágata, mas ela disse-me que para ela não houve nada”, afirma. O antigo concorrente do Big Brother adianta ainda que sente que Catarina Miranda “com 26 anos tem uma pressão muito grande” e que tal “não deve ser fácil, quando está a tentar decidir o futuro dela”. “Acho que ela tem muito jeito, é uma pessoa muito inteligente e focada. Esta a tirar o curso dela, vai e vem, umas vezes fica aqui em casa, ela sabe muito bem o que quer para a vida dela.”

Texto: Ana Lúcia Sousa (ana.lucia.sousa@worldimpalanet.com); Fotos: Arquivo Impala e Reprodução Instagram