Quando recebeu o convite para ser uma das concorrentes de Hell's Kitchen Famosos, da SIC, Sofia Ribeiro pensou que seria uma boa oportunidade para recordar o seu primeiro trabalho como ajudante de cozinha. Mas este domingo, 1 de dezembro, o percurso na cozinha de Ljubomir Stanisic chegou ao fim para a atriz, assim como para Marisa Cruz.

"Recebi o convite como uma volta bonita da vida, já que o meu primeiro trabalho foi como ajudante de cozinha", começou por contar o rosto da ficção nacional ao site do Fama Show. Por este mesmo motivo, o trabalho numa cozinha não era algo estranho para Sofia Ribeiro.

Contudo, o facto de se tratar de um programa de televisão fez com que as emoções e o ritmo fossem diferentes. "Foi, de facto, muito intenso. O trabalho de cozinha já o é, com todo o stress acrescido de um programa de televisão mais ainda e com muitas horas de gravação", explicou.

Atriz explica confronto com Ljubomir Stanisic

Durante a participação da atriz no formato da estação de Paço de Arcos, assistimos a alguns confrontos com Ljubomir Stanisic. Chegou mesmo a dirigir-se ao chef, dizendo que não admitia a forma como este a tinha tratado. "Chef, não lhe admito que fale assim comigo", disse, durante um lapso no serviço em que existiu uma troca de pratos.

"Foi difícil. Não pelo nível de exigência de trabalho a ser feito, para isso estava preparada e seria expectável, mas sim porque divergimos na forma como comunicamos", confidenciou ao site do Fama Show.

Gritos e discussões - Sofia Ribeiro volta a protagonizar momentos de tensão em 'Hell's Kitchen'


Ainda assim, a estrela da ficção nacional mostrou-se sempre pronta para qualquer prova, abraçando todos os desafios, apesar de existirem alguns mais intensos. "Todos os momentos foram bastante desafiantes, mas talvez a prova das aves tenha sido uma das mais difíceis para mim, tentei ser pragmática, mas foi duro", recordou.

"A prova em que estava amarrada também pela impotência, e a minha última prova foi sem dúvida a mais difícil de todas porque estava emocionalmente em exaustão e porque estava completamente fora dos meus conhecimentos. Mas a cozinha foi uma experiência única e inesquecível", acrescentou.

O ambiente "saudável" e as amizades que ficam

Houve duas coisas que Sofia Ribeiro levou desta experiência e que fez questão de destacar: a amizade e aprendizagem. Quanto à primeira, explicou ao site do Fama Show que o ambiente entre todos os participantes era bastante "saudável e amistoso".

"Naturalmente, há pessoas com quem criamos mais ligação porque nos identificamos e essas levo para a vida. Tirando um ou outro momento em que se sentiu mais a competição, gostei muito", referiu.

Lágrimas e mais lágrimas! Descubra quem não conteve as emoções em noite de homenagens no 'Hell's Kitchen Famosos'


"A Sofia Arruda, o Miguel Costa, o António Pedro Cerdeira, a Bárbara Guimarães e o Flávio Teixeira" são alguns dos colegas com quem estabeleceu maiores laços. "Também gostei muito de conhecer a querida Rosa do Canto. Inspiradora de tão divertida", acrescentou.

Tiago Caramujo

E, de facto, houve espaço para trazer amizades para uma vida, até com quem já tinha trabalhado anteriormente. "Já me tinha cruzado com a Inês Lopes Gonçalves no 'Vale tudo', mas só agora a conheci um pouco melhor, parece-me boa gente, assim como o João Paulo Sousa e o Daniel Leitão", confidenciou.

No que diz respeito às aprendizagem que levou da cozinha mais infernal do País, Sofia Ribeiro confidenciou que havia muitas técnicas que não conhecia. "Muitas tinha noção, outras tantas não, de todo", disse.

"Não consigo destacar uma técnica, todos os processos na cozinha são para mim apaixonantes e foi um privilégio ter oportunidade de aprender tantas coisas pelas mãos de uma equipa de excelência", frisou.

O veredito das sobrinhas

Há cerca de um ano e meio, Sofia Ribeiro acolheu as sobrinhas na sua casa e desde então que esse tem sido um dos seus maiores desafios. Com a participação no programa Hell's Kitchen Famosos, a atriz revelou que já teve oportunidade de preparar para as meninas alguns pratos.

"Já lhes fiz o bacalhau que fiz no programa, a massa e o gnocchi", contou. Quanto à opinião das sobrinhas, que são as suas maiores críticas gastronómicas, o rosto da SIC disse que fez um 'brilharete' com os pratos que preparou. "São suspeitas, elas adoram sempre tudo", frisou.

Tiago Caramujo

Para além dos pratos que cozinha para as sobrinhas, Sofia Ribeiro também tem tido um papel fundamental na educação das meninas. Educação essa que passa muito pela valorização do trabalho e, em especial, aquele que se tem numa cozinha, quer seja numa profissional ou apenas no conforto da sua casa.

Sofia Ribeiro sobre início da experiência no 'Hell's Kitchen': "Se já tinha respeito, agora só aumentou a minha admiração"


"Sempre respeitei muito a gastronomia, tanto na restauração, como nas pessoas que nela trabalham. E trabalha-se muito! Para mim, cozinhar é uma forma de arte e de amor", completou.

Veja o vídeo da expulsão.