Se há dez anos lhe perguntassem sobre casar e ter filhos, Inês Margarida Martins daria uma gargalhada. Esse não era o seu desejo, mas quis o destino trocar-lhe as voltas. Não só trocou alianças na terceira temporada de ‘Casados à Primeira Vista’ com Bruno Lima como prepara-se para ser mãe pela primeira vez.
Falámos com a ex-participante do programa da SIC horas depois desta descobrir o sexo do bebé e quisemos saber como está a ser esta fase de intensas transformações, não só físicas, mas também emocionais. Sem romantizar a gravidez, Inês explica que tem tido extremo cansaço, constantes quebras de tensão e enxaquecas incapacitantes. Por outro lado, não tem tido muitos enjoos.
“Houve uma altura, no primeiro trimestre, que eu passava os dias todos deitada porque não tinha mesmo energia para nada. Levantava-me, tomava banho no chão do poliban porque não tinha energia para tomar banho em pé. Passei um mês e meio a tomar banho sentada no chão do poliban, tinha quebras de tensão”, explica.
COMO INÊS MARGARIDA MARTINS DESCOBRIU GRAVIDEZ: “TINHA ACABADO DE COLOCAR IMPLANTE”
“É complicado porque sempre fui uma pessoa extremamente ativa“
Inês Margarida Martins, que está grávida de 18 semanas, ganhou cerca de oito quilos. “E nem estamos a metade, portanto prevê-se uma pequena tragédia no final”, disse, entre risos. No entanto, a consultora de imagem destaca que “faz parte” e que essa transformação física não a afeta. A fome também tem sido muita, embora não tenha “desejo nenhum em particular”.
Não conseguir fazer “nem um terço” daquilo que gostaria é um dos seus maiores desafios. “De repente, há um dia em que eu acordo e simplesmente não consigo sair da cama porque não consigo abrir os olhos. Isso é complicado para mim porque sempre fui uma pessoa extremamente ativa, principalmente no trabalho. Gosto muito de puder estar a fazer tudo ao mesmo tempo e estar em todo o lugar ao mesmo tempo e isso já não é fácil não estando grávida, estando grávida torna-se praticamente impossível na maioria dos dias“, esclarece.
“Achei que ia ter muita vontade de começar a ver coisas de bebé“
Quem tem estado sempre ao seu lado é o marido, com quem Inês está a viver desde julho de 2022 e a quem tem tecido ‘rasgados’ elogios, principalmente nesta fase. “O Bruno tem estado a ser extraordinário, super presente, está constantemente a perguntar se está tudo bem, vai às consultas todas, tem estado presente nas ecografias todas”, afirma.
O casal já começou a ver centros de apoio pré e pós-parto, mas Inês não está com pressa. Outro exemplo disso é que, aos quatro meses e meio de gravidez, ainda não começou a preparar o quarto e as roupas. “Achei que ia ter muita vontade de começar a ver coisas de bebé e, até agora, estou super tranquila e descontraída com isso. Achava que as mulheres, quando descobrem que estão grávidas, queriam ir logo comprar babygrows e botinhas e chuchas e ainda não me deu para isso, mas tenho a certeza de que quando começar… Segurem-me”, diz, entre risos.
A única peça de roupa que comprou até agora foi um babygrow com uma fotografia de Benji, um cão de raça Dachshund que foi apresentado aos seguidores do casal em dezembro de 2022. “A criança, em princípio, vai nascer na primeira quinzena de janeiro, portanto vai ser o pico do inverno. Eu comprei um bocadinho maior para dar para quando tivesse mais calor. É um babygrow de manga curta que diz ‘Protected by Benji’ [Protegido pelo Benji, em português] e a cara do Benji“, conta.
QUANDO O AMOR DÁ FRUTOS! OS CASAIS DE ‘CASADOS’ E ‘AGRICULTOR’ QUE JÁ SÃO PAIS (OU VÃO SER)
“Não era um objetivo de vida, assim como casar também não era“
A consultora de imagem explica que foi Benji que “despertou o instinto de cuidadora”, pois nunca teve instinto maternal. “Nunca foi um desejo que eu tivesse desde pequenina, aquelas coisas de brincar às mães e às casinhas foi uma coisa que nunca fiz. [Ser mãe] não era um objetivo de vida, assim como casar também não era”, afirma.
“Casámos no programa, sem obviamente termos nenhuma noção se íamos ficar juntos ou não. Acabámos por ficar, correu bem e agora, mais uma vez, o universo disse-me ‘não querias casar e casaste, agora não querias ter um filho e vais ter’. Como somos pessoas que aceitam aquilo que o universo tem reservado para nós decidimos encarar o desafio como uma coisa boa”, acrescenta.
Agora a pergunta que não quer calar: é menino ou menina? Inês Margarida Martins não revela, mas conta que já tinham uma ideia de qual seria o sexo do bebé. “Já nos tinha sido dado um lamiré na última ecografia, às 16 semanas. Fomos fazer uma ecografia 4D e agora temos a certeza absoluta. Não tínhamos preferência, mas ficámos contentes“, adianta. A resposta, por enquanto, fica no segredo dos Deus.