
Dois anos depois de ter agitado as redes sociais ao afirmar ser Madeleine McCann - a criança britânica que desapareceu em maio de 2007, no Algarve - Julia Wandelt volta a dar que falar. A jovem foi detida na noite desta quarta-feira, 19 de fevereiro, no aeroporto de Bristol, no Reino Unido.
Segundo o jornal The Guardian, Julia Wandelt compareceu no tribunal de magistrados de Leicester, esta sexta-feira, dia 21. De acordo com a publicação, a jovem é acusada de perseguir Kate, Gerry, Sean e Amelie McCann – pais e irmãos de Madeleine McCann - entre 3 de janeiro de 2024 e 15 de fevereiro de 2025.
Alegadamente, Julia terá estado na casa da família nos dias 2 de maio e 7 de dezembro do ano passado. Além disso, de acordo com o The Guardian, a jovem é acusada de fazer chamadas e enviar uma carta, mensagens de voz e WhatsApp a Kate e Gerry McCann. Alegadamente, terá enviado também mensagens através do Instagram a Amelie e Sean McCann, entre 3 de janeiro e 29 de dezembro do ano passado.
Segundo o jornal britânico, a acusação refere que o alegado contacto “teve um efeito adverso substancial” nas atividades quotidianas da família “quando sabia ou deveria saber que a sua conduta causaria alarme ou angústia”.
Mas quem é afinal a jovem polaca que diz ser Maddie McCann?
“Todos os crimes de perseguição acarretam pena máxima de 12 meses de prisão e/ou multa ilimitada”, dá ainda conta a publicação.
No tribunal de magistrados de Leicester, a arguida disse que o seu nome completo era Julia Wandelt, referiu a sua data de nascimento e não deu qualquer indicação sobre as suas alegações, refere o The Guardian.
Uma mulher, de 60 anos, que foi detida juntamente com Julia Wandelt no aeroporto, foi entretanto libertada, sob fiança.
Recorde-se que esta detenção surge dias depois de alegadamente a jovem ter recorrido uma conta nas redes sociais, intitulada 'Eu sou a Julia Wandelt?', onde partilhou resultados de testes de ADN, que terão sido submetidos a um "especialista mundial".