Margarida Bakker marcou presença no Goucha desta sexta-feira, dia 17 de janeiro. Em conversa com o apresentador do programa da TVI, a filha de Alexandra Lencastre falou sobre a doença da avó, Alzheimer.
Leia ainda: TVI dá ‘presente’ a Alexandra Lencastre e mete-a a contracenar com a filha: “Eu estava com medo”
“Fazendo personagens de acordo com as respostas dela…”
“Eu estou a tentar encontrar alegria no meio deste processo, nem que seja uma fonte de criatividade, não que eu esteja a usá-la, não quero vê-la dessa forma, mas, tentar encontrar no absurdo que é a demência, tentar encontrar uma coerência ali no meio. Ou seja, ir respondendo, é uma coisa, é teatro do absurdo. Eu vou alinhando e fazendo personagens de acordo com as respostas dela, com o que ela me vai dando, também para ela não sofrer, para ela não sentir que está sempre errada ou deslocada”, disse a jovem, afirmando que não sabe se a avó tem consciência de que está a passar por isto: “Ela quando fecha os olhos parece que está à procura das palavras, porque ela sabe… que tem uma imagem e que se lembra.”
“Ela foi sempre a pessoa com a alma mais pura da família. É muito complicado ver. Isto é horrível de se dizer, mas há muitos familiares mais afastados que podiam ter Alzheimer, agora a minha avó…”, completou a jovem, em tom de brincadeira, deixando Manuel Luís Goucha a rir.
Margarida Bakker deixou umas últimas palavras sobre a situação da avó. “Ela não merecia, porque foi tão boa e não tinha maldade nenhuma, era sempre quem mais nos acarinhava em momentos de tensão“, disse ainda a atriz, recebendo uma palavra do apresentador: “Toda a doença é injusta, mas esta é particularmente injusta.”
“Ela não se lembra de nada, mas se eu puser Édith Piaf ela sabe tudo de cor. É Édith Piaf e Elvis Presley”, finalizou.
Recorde-se que Alexandra Lencastre e Margarida Bakker fazem parte do elenco da nova série Vizinhos Para Sempre, uma produção conjunta da TVI, See My Dreams e Prime Vídeo.
Veja também: Dor e doença: Alexandra Lencastre sofre com Alzheimer da mãe que já nem a reconhece
Texto: Rita Velha Fotos: Impala, redes sociais