"Misha Agrawal, 26 de abril de 2000 – 24 de abril de 2025". Foi esta a mensagem inicial deixada na conta de Instagram da influencer indiana para anunciar a sua morte, deixando os mais de 350 mil seguidores em choque. Misha Agrawal faleceu dois dias antes de completar 25 anos e a causa da morte, entretanto revelada, é devastadora.

Esta quarta-feira, 30 de abril, a irmã de Misha confirmou que esta tinha cometido suicídio: “A minha irmã construiu o seu mundo em torno do Instagram e dos seus seguidores, com o único objetivo de alcançar um milhão de seguidores e conquistar fãs. Quando os seus seguidores começaram a diminuir, ficou perturbada e sentiu-se inútil. Desde abril que estava profundamente deprimida, abraçando-me muitas vezes e chorando, dizendo: ‘Jijja, o que farei se os meus seguidores diminuírem? A minha carreira estará acabada’”, escreveu.

Apesar dos esforços da irmã para a tranquilizar e relembrar as suas conquistas, Misha - que tinha uma licenciatura em Direito - continuou consumida pelas métricas digitais. “Aconselhei-a a encarar o Instagram como mero entretenimento e a não se deixar consumir. Incentivei-a a concentrar-se na sua felicidade e a livrar-se da ansiedade e da depressão. Infelizmente, a minha irmã não me ouviu e ficou tão consumida pelo Instagram e pelos seguidores que deixou o nosso mundo para sempre. Tragicamente, ficou tão sobrecarregada que tirou a sua própria vida, deixando a nossa família devastada, explicou.

A irmã de Misha mostrou ainda o fundo do ecrã do telemóvel da influencer que mostrava o seu objetivo: "Alcançar um milhão de seguidores". "O fundo do seu ecrã mostrava tudo. O seu único objetivo de vida. O Instagram não é um mundo real e os seguidores não são amor verdadeiro, por favor tentem compreender isso", lê-se na legenda da publicação.



Peça ajuda!

CONTACTOS

Linha SOS voz amiga. Linha de apoio emocional e prevenção ao suicídio: 213 544 545 / 912 802 669 / 963 524 660 (diariamente das 15h30 às 00h30)

Contacte o Serviço de Saúde Mental do Hospital da sua região – Adultos, Infância e Adolescência.

A linha SNS24 (808 242424 e www.sns24.gov.pt) e o 112 também estão disponíveis.

Entre em contacto através das Linhas de Crise e da Linha de Aconselhamento Psicológico.

Para mais informações, consulte o Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.