
Morreu Jorge Nuno Pinto da Costa, avançou neste sábado, 15 de fevereiro, a SIC Notícias. O antigo e histórico presidente do Futebol Clube do Porto tinha 87 anos e lutava contra um cancro na próstata. O diagnóstico foi mantido em segredo durante anos e, só mais recentemente, em agosto do ano passado, é que chegou ao conhecimento público.
Nascido a 28 de dezembro de 1937, no Porto, Pinto da Costa tornou-se numa das maiores figuras do Futebol Clube do Porto e é praticamente impossível não associar o seu nome ao emblema da 'Cidade Invicta'. Como presidente esteve à frente do clube durante 42 anos, somando títulos nacionais e internacionais nas várias modalidades.
Depois de mais de uma década como diretor, Pinto da Costa assumiu o cargo de presidente em abril de 1982, seguindo-se uma era de projeção internacional no que diz respeito ao futebol. Ao fim de cinco anos à frente do clube, a equipa principal conquistou a primeira Liga dos Campeões, título que voltaria a arrecadar em 2004. Durante a presidência de Pinto Costa somaram-se ainda, no campo futebolístico, 23 campeonatos, 1 Taça da Liga, 15 taças de Portugal, 22 Supertaças de Portugal,1 Taça UEFA, 1 Liga Europa, 1 Super Taça Europeia e 2 Taças Intercontinentais.
“É uma pessoa que não deixa nada por dizer” - Filha de Pinto da Costa fala sobre o pai
Em maio do ano passado, Pinto da Costa ’passou o testemunho’ a André Villas-Boas, mas antes disso conquistou o seu último título como presidente: o tetracampeonato da equipa feminina de voleibol. Uma vitória que deixou Pinto da Costa emocionado e em lágrimas."Este título é muito especial, é uma secção que ajudei a criar, há quatro anos, esta época ficámos sem o parceiro anterior e este grupo é fantástico. Este título tem significado duplamente especial, tenho grande carinho por esta secção e uma enorme amizade com todos, sobretudo porque é o meu último presidente”, afirmou, em declarações ao Porto Canal na altura.
Nome incontornável do Futebol Clube do Porto e do desporto nacional, Jorge Nuno Pinto da Costa tornou-se também, a nível mundial, no dirigente com maior longevidade e mais títulos conquistados.
No campo pessoal, casou cinco vezes, duas das quais com a mesma mulher, Filomena Morais. Em agosto do ano passado, trocou alianças com Cláudia Morais, com quem mantinha uma relação desde 2017. Deixa também dois filhos, Alexandre e Joana Pinto da Costa.