
São das famílias mais conhecidas do mundo e quando se fala nelas é imediato um pensamento: luxo. Dos visuais às casas, das férias aos carros, as Kardashian são, para muitos, sinónimo de riqueza.
Apesar de serem filhas de um dos mais reconhecidos - e ricos - advogados e empresários que os Estados Unidos da América conheceu nas décadas de 80 e 90, Robert Kardashian, tanto Kourtney, como Khloe e Kim Kardashian tiveram de se 'fazer à vida'.
Dada a morte precoce do patriarca da família, aos 59 anos, as socialites norte-americanas com origem arménia, acabaram por ver a sua fama catapultar-se ao participarem num documentário sobre as suas vidas, Keeping Up With The Kardashians, que contou com 20 temporadas.
Durante esse período - de 2007 a 2021 - as filha de Robert e Kris Jenner foram mostrando o seu dia-a-dia, sem esconder nada, incluindo a sua relação com as irmãs mais novas, Kendall e Kylie Jenner.
Atualmente são consideradas, todas, da mãe às filhas, das maiores milionárias do país, e até do mundo. Cada uma com um negócio, pelo menos, da maquilhagem às bebidas alcoólicas, as Kardashian-Jenner faturam milhões por ano e tudo sob a alçada da progenitora.
Mas como chegaram até aqui? Os negócios sempre lhes correram bem?
Não, nem sempre. Até à Kylie Cosmetics, de Kylie, à Skims e SKKN de Kim, à Good American, de Khloe, à Lemme, de Kourtney e à 818, de Kendall, existiram outros tantos negócios que falharam, debaixo dos holofotes, ainda que discretamente, de acordo com a Hello!. Conheça-os abaixo.
As lojas Dash
Qualquer pessoa que acompanhe esta família desde o início, lembrar-se-á das lojas Dash. De Los Angeles a Miami, passando por Nova Iorque, as inaugurações dos três espaços foram amplamente divulgadas no documentário acima mencionado. Fecharam entre 2016 e 2018.
Smooch
Ainda que menos conhecida que as Dash, esta loja de roupa destinava-se às camadas mais jovens, com vestuário infantil. Smooch pertencia a Kourtney Kardashian e à mãe, Kris Jenner, e encontrava-se em Calabasas, na Califórnia. Terminou em 2009.
Fragrâncias de Kim Kardashian
no início dos anos 2000, as irmãs Kardashian começaram a fazer acordos com algumas marcas de perfumes e houve uma que se destacou: Kim. A ex-mulher de Kanye West lançou cinco aromas: Signature (2009), Gold (2011), Glam (2012), True Reflection (2012) e Pure Honey (2013). Atualmente, nenhum dos aromas se encontra disponível.
KKW Fragrance
Foi quando a irmã mais nova, Kylie Jenner, começou a conquistar a indústria da beleza, em 2024, que Kim Kardashian decidiu também tentar fazer o mesmo. Apesar de ter lançado 60 fragrâncias entre 2017 e 2021, através da KKW Fragrance, não conseguiu prosperar e acabou por encerrar, com promessas de um novo capítulo nesta área, que até à data deste artigo ainda não foram cumpridas.
KKW Beauty
Também na mesma altura, a marca de beleza de Kim Kardashian - com um nome semelhante - fechou, mas acabou por lançar a SKKN by Kim Kardashian, que substituiu sua linha anterior e que ainda hoje se mantém em funcionamento.
Os livros de Kendall e Kylie
Sim, é mesmo verdade. Antes de Kylie Jenner se tornar uma gigante no mundo da beleza e Kendall desfilar para as casas de moda mais famosas, as duas irmãs - fruto do ex-relacionamento de Kris Jenner com Caitlyn Jenner - tentaram escrever livros. Chegaram mesmo a lançar um romance de ficção para jovens adultos, Rebels: City of Indra, the Story of Lex and Livia. As vendas fracas fizeram com que não existisse uma nova publicação do género.
Aplicativos familiares
Em 2015, as irmãs Kardashian-Jenner lançaram-se no mundo dos aplicativos tecnológicos. A ideia passava por se manterem mais próximas dos fãs - Kim na beleza, Kendall na moda, Kylie na maquilhagem, Khloe no fitness e Kourtney na saúde - mas acabaram por encerrar as apps em 2019.
Kocktails with Khloe
Em 2016, Khloe Kardashian lançou um talk show chamado Kocktails with Khloe. Durou apenas uma temporada antes de ser cancelado.
O jogo Kim Kardashian: Hollywood
Kim também se aventurou no mundo dos jogos para telemóveis. Criado em 2014, Kim Kardashian: Hollywood foi um jogo que tinha como objetivo acompanhar a jornada do jogador rumo ao estrelato, ou seja, do anonimato à fama. Terminou em 2024, dez anos depois.
Kylie Swim
Foi criado em 2021 com o objetivo de vender biquínis, mas acabou fechado de forma discreta, depois de Kylie lançar a sua marca de roupa KHY - que também oferece vestuário para o mesmo efeito.
Saiba ainda que recentemente, Kylie também lançou uma outra marca, desta vez no ramo das bebidas alcoólicas, Sprinter. Parece que Kardashians não diminuem o ritmo no que toca a negócios. Mal podemos esperar pelo que aí vem!